Após matar 64 nas Filipinas, tufão chega a Hong Kong, Macau e sul da China

Publicado em 16/09/2018, às 18h07
Reprodução Revista Galileu -

Folhapress

O tufão Mangkhut atingiu o sul da China neste domingo (16), matando duas pessoas após atacar as Filipinas com fortes ventos e fortes chuvas que deixaram pelo menos 64 mortos e dezenas desaparecidos após uma série de deslizamentos de terra.

LEIA TAMBÉM

Mais de 2,4 milhões de pessoas foram evacuadas na província de Guangdong, sul da China, para fugir do tufão e quase 50 mil barcos de pesca foram chamados de volta ao porto, informou a mídia estatal.

A emissora RTHK de Hong Kong citou especialistas dizendo que o Mangkhut deve ser o mais forte tufão a atingir a cidade em décadas. Em Guangdong, a tempestade matou duas pessoas e provocou tempestades de até 3 metros (10 pés), informou a emissora estatal CCTV.

Quinze pessoas ficaram feridas em Macau, que fechou os cassinos pela primeira vez. O Observatório de Hong Kong alertou as pessoas para ficarem longe do ponto de referência do porto de Vitória, atingido por fortes tempestades.

Na manhã deste domingo o tufão atingiu ventos de 190 km/h.

Centenas de voos foram cancelados na região e todos os serviços de trem foram suspensos.

TRAGÉDIA NAS FILIPINAS

O maior tufão a atingir as Filipinas neste ano chegou à costa antes do amanhecer do sábado na província de Cagayan, na ponta nordeste da ilha de Luzon, uma região de planícies de arroz e províncias montanhosas com histórico de deslizamentos.

Os ventos chegaram a 250 km/h e as chuvas fortes provocaram deslizamentos de terra e destruíram muitas casas.

A situação fez com que China e Filipinas concordassem em adiar a visita da ministra das Relações Exteriores da China, Wang Yi, que começaria neste domingo (16), levando em conta que o tufão provocou o cancelamento de cerca de 150 voos e interrompeu viagens marítimas.

Mangkhut é a 15ª tempestade forte a atingir as Filipinas neste ano.

Em 2013, o tufão Haiyan deixou mais de 7.300 pessoas mortas ou desaparecidas, destruiu aldeias, varreu os navios para o interior e deslocou mais de 5 milhões na região central das Filipinas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto