Após novos casos de doping, governo russo diz que não é responsável por atletas

Publicado em 17/03/2016, às 17h44
-

Redação

Se o relatório independente da Agência Mundial Antidoping (Wada) que culminou com a dura punição ao atletismo russo envolveu diretamente o governo de Moscou, agora o Kremlin quer se desassociar do novo escândalo de doping que atinge o País. Após novos casos positivos para Meldonium, o ministro do Esporte, Vitaly Mutko, tirou o corpo fora e jogou toda a culpa nos atletas.

Questionado sobre a notícia do doping da nadadora Yulia Efimova, confirmado nesta quinta-feira, Mutko disse que ninguém deve explicar nada a ninguém. "É só a atleta que deve explicações", alegou. "Cada caso é individual, cada atleta tem o direito de escolher sua versão da defesa", disse. O principal dirigente esportivo da Rússia ainda lembrou que Efimova "mora nos Estados Unidos e treina com atletas norte-americanas".

Os resultados adversos para Meldonium têm sido regulares nas ex-repúblicas soviéticas, especialmente na Rússia. Nesta quarta, além do caso de Efimova, também foi noticiado pela TASS, agência de notícias russa, o doping de Nadezhda Sergeyeva, atleta do bobsled. Antes, também esportistas de alto rendimento da patinação em velocidade, da patinação artística, do ciclismo, do biatlo e do vôlei, além da tenista Maria Sharapova testaram positivo.

O Meldonium, também conhecido como Mildronato, é uma substância produzida na Letônia para melhorar fluxo sanguíneo. Comum em países do leste da Europa e que fizeram parte da União Soviética entrou na lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping (Wada), em 1.º de janeiro. Na semana passada, a Wada afirmou que já tinha 99 testes positivos neste ano para Meldonium.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Brasileiros ficam fora do pódio na Copa do Mundo de skate street Brasil vence tchecas e vai à 2ª fase do Mundial Feminino de handebol Alagoas recebe a Copa AFIA pela segunda vez e movimenta o cenário esportivo em novembro Primeira Maratona Internacional de Maceió é lançada oficialmente