Após quadro de estresse, morre lontra encontrada no Litoral Norte de Alagoas

Publicado em 11/07/2018, às 06h23

Redação

A lontra encontrada por um pescador na Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte de Alagoas, morreu ainda na noite dessa terça-feira (10), depois de chegar ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no IMA.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a veterinária que recebeu o animal semi-aquático, a lontra chegou magra, desidratada e prostrada (sem forças). “Indivíduos desta espécie se estressam quando são manuseados e transportados, favorecendo a imunossupressão e, em seguida, o óbito. Tentou-se a reversão do quadro, mas infelizmente ele não resistiu”, lamentou a profissional durante entrevista ao TNH1.

A imunossupressão está relacionada diretamente ao estresse. Em situações adversas contínuas, a imunidade do animal cai e o faz entrar em choque. “Nós humanos conseguimos contornar e somos mais resistentes, os animais não”, acrescentou a veterinária.

O pescador que encontrou a lontra entrou em contato com o Instituto Biota de Conservação para relatar o caso e uma equipe de biólogos foi até o local para avaliar a situação e fazer o transporte adequado. Ainda não se sabe se o animal encalhou na praia durante um processo de migração ou se foi pescado acidentalmente.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática