Após quatro meses de queda, serviços voltam a crescer em Alagoas

Publicado em 13/08/2020, às 15h24
Itawi Albuquerque / TNH1 -

Ascom IBGE

O setor de serviços em Alagoas cresceu 1,8% em junho frente ao mês anterior. É o que revela a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

LEIA TAMBÉM

Essa é primeira alta após quatro taxas negativas consecutivas do setor, que experimentou queda em Alagoas nos meses de fevereiro (-0,5%), março (-6,7%), abril (-27,4%) e maio (-3%).

Retração é de 33,1% na comparação com junho de 2019

Na comparação com o mesmo mês do ano passado - junho de 2019-, o recuo do setor foi de 33,1% em Alagoas. Já no acumulado do primeiro semestre, frente a igual período do ano anterior, a queda no volume de serviços foi de 17,8%. 

Divulgada todos os meses, a PMS abrange cinco grupamentos de atividades da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE 2.0): serviços prestados às famílias (como alojamento e alimentação), serviços de informação e comunicação, serviços profissionais, administrativos e complementares, transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio e outros serviços.

São Paulo avança 5,1% em junho frente a maio

O avanço no setor de serviços também foi sentido por 21 das 27 unidades da federação. São Paulo registrou um crescimento de 5,1%, após ter recuado 19,5% entre fevereiro e maio. Rio de Janeiro (3,6%), de Minas Gerais (4,7%), do Rio Grande do Sul (6,6%) e do Distrito Federal (6,6%) também acompanharam o movimento de crescimento. Mato Grosso (-3,2%), Paraná (-1,0%) e Espírito Santo (-3,2%) registraram os principais impactos negativos entre as unidades da federação.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro