Após suspensão, cirurgias cardiopediátricas serão retomadas em Alagoas

Publicado em 25/12/2024, às 13h50
- Ascom DPE

Ascom DPE

Após assinatura do Termo de Compromisso, realizada durante reunião estratégica ocorrida nessa terça-feira, 24, foi definida a retomada imediata das cirurgias cardiopediátricas, assegurando atendimento às crianças em todo o estado de Alagoas. O documento foi assinado pela Defensoria Pública do Estado, por representantes das Secretarias de Saúde do Estado e do Município (Sesau e SMS) e da Fundação Cordial. O encontro foi conduzido pelo coordenador do Núcleo de Proteção Coletiva, o defensor público Ricardo Antunes Melro.

LEIA TAMBÉM

A retomada acontece após três reuniões ocorridas com a presença de entes públicos, médicos e prestadores de serviços a fim de ajustar os detalhes para o retorno dos serviços cardiopediátricos em Alagoas, que estavam suspensos há uma semana e meia, inclusive com criança na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), aguardado cirurgia. Na reunião passada teve a presença do Deputado Estadual, José Wanderley.

O Termo de Compromisso estabelece que as cirurgias serão realizadas no Hospital Maceió até que o Hospital Público Estadual Adib Jatene esteja apto para assumir os procedimentos em até quatro meses. Compromissos financeiros e ajustes contratuais entre o Estado, o município e a Fundação Cordial foram definidos para garantir a continuidade dos serviços e evitar novas interrupções. Vale destacar que, até o próximo dia 27, as partes deverão repassar à Defensoria Pública um cronograma das cirurgias.

Também ficou definido um monitoramento por meio de relatórios bimestrais sobre consultas, exames, cirurgias e a situação financeira do Programa do Coraçãozinho.

Para o Defensor Público Ricardo Melro, o termo garante um alívio para as famílias e crianças que precisam do serviço para sobreviver. "Espero que essa conquista traga alívio a muitas famílias, permitindo um Natal com menos angústia e com a esperança renovada. Que essas crianças possam se recuperar e ficarem bem", pontuou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Integrantes de organizada do CSA proibidos de frequentar jogos: veja ficha criminal Tribunal italiano encerra audiência sobre extradição de Zambelli TJ de Alagoas alerta população sobre golpe do precatório STJ determina afastamento de ministro Marco Buzzi após acusação de importunação sexual