Aposte no whey protein mesmo quando você não treina; entenda

Publicado em 14/09/2016, às 23h11

Redação

Longe dos exercícios, o whey proporciona outros benefícios. No meio da tarde, ele é ótimo para amansar aquela fome voraz por doce, uma mão na roda para quem quer perder peso - ajuda a economizar no consumo de calorias e ainda deixa você bem até a próxima refeição. "O suplemento libera colecistoquinina, um hormônio que age no intestino e faz você se sentir saciada, além de controlar o apetite", afirma Carlos Reginato. Misturado num shake, ele engrossa a bebida, que, então, pode substituir o jantar.

LEIA TAMBÉM

Quer deixar suas receitas mais proteicas? Use o suplemento no preparo de panquecas, bolos, sorvetes e até patês. Mas, de novo, não exagere na dose: um scoop do pó concentra entre 20 e 30 gramas de proteína - o equivalente a uma fatia grossa (250 gramas) de queijo de minas, só que sem (ou pouquíssima) gordura.

Será que o whey precisa ser livre de carboidrato? Nem sempre: assim como a proteína, esse nutriente é indispensável para a recuperação dos músculos. "Mesmo quem recorre ao produto para favorecer a dieta pode escolher uma opção com um pouco de carboidrato, desde que reduza a porção desse nutriente nas outras refeições", complementa o nutrólogo. Procure perceber a composição melhor para você!

A tendência é que o suplemento combine substâncias que tragam benefícios extras que a gente adora: colágeno para deixar a pele firminha (adeus, flacidez!), além de vitaminas e minerais com poder antioxidante (capazes de combater os radicais livres). Você ainda encontra o whey livre de lactose e glúten, com ou sem adoçante. Neutro ou com sabor. Se sua preocupação é com o funcionamento do intestino, escolha uma versão enriquecida com fibras.

Sua dose ideal

A quantidade de proteína recomendada por dia varia de acordo com o estilo de vida:

- Sedentário: 0,8 g de proteína por quilo de peso.

- Atividade moderada: 1,2 a 1,4 g de proteína por quilo de peso.

- Atividade intensa: 1,8 g de proteína por quilo de peso.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa proíbe quatro marcas de suplementos alimentares; saiba quais Vai viajar? Cardiologista alerta quem tem problemas cardíacos Cientistas identificam novo subgênero do coronavírus em morcegos brasileiros Ministério da Saúde confirma presença do vírus da Gripe K no Brasil