Apple é processada após admitir que "desacelera" iPhones velhos por bateria

Publicado em 22/12/2017, às 16h57

Redação


LEIA TAMBÉM

A Apple não vai ter vida fácil nesse final de ano. Depois que um estudo descobriu que iPhones antigos têm o desempenho cortado de propósito e a própria empresa admitir que a prática existe, a Maçã agora vai encarar os tribunais para responder por isso.

Segundo o site 9 to 5 Mac, ao menos dois processos já foram registrados nos Estados Unidos de cosumidores furiosos com as práticas da Apple — e dispostos a aproveitar o deslize para levar um trocado, claro. O primeiro caso tem como autor Stefan Bodganovich, dono de um iPhone 7 que acaba de ser "rebaixado" com a atualização. Ele também acusa a fabricante de forçar a compra de novos aparelhos.

O segundo caso é de um coletivo de cinco consumidores, que citam que a empresa foi enganadora, imoral e anti-ética. "As corporações precisam entender que as pessoas são sofisticadas e que quando pessoas gastam seus dólares suados em um produto, elas esperam que ele funcione como esperado. Pelo contrário, a Apple parece ter obscurecido e escondido a razão pela qual telefones antigos ficam mais lentos", diz o advogado do caso, James Vlahakis.

Relembre

<twitterwidget class="twitter-tweet twitter-tweet-rendered" id="twitter-widget-0" data-tweet-id="943400254451335168" style="box-sizing: border-box; position: static; visibility: visible; display: block; transform: rotate(0deg); width: 500px; margin: 10px auto; max-width: 100%; min-width: 220px;">

So it"s true Apple intentionally slow down old iPhones. Proof: My iPhone 6 was bought 3years ago and recently got really slow. APP "CPU DasherX" shows iPhone CPU is under clocked running at 600MHz. After a iPhone battery replacement. CPU speed resumed to factory setting 1400MHz.

</twitterwidget>

Vale recapitular a atitude da Apple nisso tudo. O que a empresa faz é lançar atualizações que ajudam a estabilizar baterias usadas e garantir a maior vida útil do aparelho. Só que são dois os problemas: o primeiro é que isso reduz clocks do processador e faz com que o desempenho do aparelho seja comprometido; o segundo é que ela não avisou ninguém que já fazia isso antes, até ser pega no flagra.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades