Aprenda a evitar possíveis golpes na compra de veículos usados

Publicado em 06/10/2025, às 12h45
Verificação técnica de originalidade e também checagem da documentação são essenciais antes de fechar a compra - Foto: Tiago Ranieri/Ascom Detran

Redação

Ao comprar um veículo usado, o consumidor deve ter atenção e cuidado para evitar golpes. O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) orienta que é fundamental checar a procedência do veículo antes de concluir qualquer negociação. Para isso, os usuários precisam verificar os dados referentes à documentação, assim como as informações sobre possíveis adulterações no chassi, motor, câmbio e placa do veículo.

LEIA TAMBÉM

O comprador precisa observar se todas as informações documentais do veículo estão compatíveis com os dados disponibilizados no site do Detran. É necessário verificar se o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e o Certificado de Registro de Veículo (CRV) estão em ordem e se não há débitos pendentes, como IPVA ou multas.

A consulta pode ser realizada no site do Detran (https://www.detran.al.gov.br/veiculos/consulta-veiculo/menu_lateral) ou diretamente em um dos postos de atendimento do órgão. A inspeção pode ser ainda mais minuciosa com a realização da vistoria. O procedimento é feito por técnicos do Detran e pode ser agendado diretamente pelo site do órgão (https://www.detran.al.gov.br/veiculos/agendamento-vistoria/).

Após a análise, é emitido um laudo que informa se o veículo está ou não dentro dos padrões legais de identificação, com base no cruzamento de dados com o sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). “Após a vistoria, é emitido um laudo. Esse procedimento é fundamental para quem pretende comprar um veículo usado. O laudo oferece segurança e ajuda o comprador a evitar problemas no futuro. É importante lembrar que essa verificação não substitui uma avaliação mecânica, e é preciso que o usuário leve o veículo a um mecânico de confiança para verificar o estado de conservação antes de fechar a compra”, afirmou Francisco Messias, subchefe de Renavam do Detran/AL.

Caso alguma irregularidade seja detectada, o veículo é retido e encaminhado à Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos para investigação. Em Maceió, o serviço de verificação técnica é feito na sede do Detran (localizada na Avenida Menino Marcelo, nº 99) e nos SACs Miramar ou Maceió Shopping (Antigo Shopping Iguatemi). No interior do estado, a vistoria está disponível nas unidades das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE