Aprenda rituais para aproveitar todas as fases da Lua

Publicado em 14/08/2025, às 10h56
- Estar “de bem” com a Lua significa agir no tempo certo para colher benefícios, enquanto o oposto pode trazer atrasos ou obstáculos (Imagem: bupropion | Shutterstock)

Redação EdiCase

Desde os tempos mais antigos, diferentes culturas observam o movimento do céu como um guia para decisões importantes. Entre todos os elementos que compõem esse espetáculo, há um que, apesar de não emitir luz própria, brilha ao refletir a claridade do Sol, revelando à Terra diferentes porções de sua face iluminada. Essas variações, chamadas de fases, não apenas encantam pelo visual, mas também são vistas como indicadoras de momentos mais ou menos favoráveis para agir.

LEIA TAMBÉM

Diz-se que alguém está “de bem com a Lua” quando o momento tende a favorecer determinadas iniciativas, já que a energia desse ciclo impulsionará resultados positivos. Por outro lado, estar “de mal com a Lua” representa períodos em que é prudente adiar determinadas ações para evitar entraves ou desfechos insatisfatórios. Ao compreender essa dinâmica, é possível harmonizar escolhas e expectativas com um ritmo natural maior. A seguir, veja o que fazer e evitar em cada fase da Lua!

Lua Cheia

A Lua Cheia é a Lua das grandes emoções, tanto para homens quanto para mulheres (Imagem: Fernando Astasio Avila | Shutterstock)

Toda a face iluminada da Lua está voltada para a Terra. A Lua está no céu durante toda a noite, com a forma de um disco completo. É a Lua das grandes emoções, seja raiva ou amor, tanto para homens quanto para mulheres. É usada para aumentar a energia, qualquer desejo ou intenção. Os dias mais fortes são o dia anterior à entrada da Lua Cheia, o dia da entrada e o dia seguinte, que são os momentos ideais para trabalhar sua energia. Nesse período, a mulher se sente mais protegida e acolhida pela mãe.

De bem com a Lua Cheia

Veja o que fazer:

De mal com a Lua Cheia

Confira as orientações:

Cores

Vermelho e rosa.

Lua Crescente

A fase de Lua Crescente é indicada para magias de prosperidade (Imagem: GreenSprocket | Shutterstock)

Metade do disco lunar iluminado é visível da Terra. Vista do hemisfério sul, a Lua lembra a letra “C” (no hemisfério norte, parece um “D”). Essa fase é indicada para magias de prosperidade, amor e crescimento — seja financeiro, de saúde ou espiritual.

De bem com a Lua Crescente

Veja o que fazer:

De mal com a Lua Crescente

Confira as orientações:

Cores

Laranja e amarelo.

Lua Minguante

A fase de Lua Minguante é indicada para magias de eliminação de obstáculos (Imagem: UA-Visions| Shutterstock)

Metade do disco iluminado pode ser visto, mas a Lua parece invertida em relação à crescente. Vista do hemisfério sul, lembra um “D” (no norte, um “C”). É o período para magias de eliminação de obstáculos, abertura de caminhos e limpeza.

De bem com a Lua Minguante

Veja o que fazer:

De mal com a Lua Minguante

Confira as orientações:

Cores

Preto e lilás.

Lua Nova

A Lua Nova é a Lua do descanso e da renovação (Imagem: WillDora | Shutterstock)

A face iluminada não pode ser vista da Terra. A Lua está na mesma direção do Sol e aparece no céu durante o dia. É a Lua do descanso, meditação e renovação. Para as bruxas, é momento de poder e para os magos, momento de maior força mágica.

De bem com a Lua Nova

Veja o que fazer:

De mal com a Lua Nova

Confira as orientações:

Cor

Branco.

Por Rodrigo Almeida

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Spoiler de 2026: 4 signos que se destacarão no próximo ano Redação da Fuvest: 5 dicas para produzir um bom texto Cabelo e barba: 4 estilos perfeitos para brilhar nas festas de fim de ano Sensibilidade nos dentes: veja como reduzir o desconforto no verão