Apresentador é agredido na porta de TV e aparece no ar com rosto machucado

Publicado em 18/01/2022, às 07h57
Reprodução/Adesso TV -

Splash/UOL

O jornalista e apresentador Daniel Carniel, que também é dono da Adesso TV, um canal de TV por assinatura no Rio Grande do Sul, foi agredido com chutes e socos por um homem não identificado ao chegar ao prédio da emissora em Garibaldi (RS), na última sexta-feira (14). O profissional suspeita de motivação política. Ele sofreu ferimentos no queixo, na boca e na costela e teve luxações em dois dentes.

LEIA TAMBÉM

Ao UOL, por telefone, Carniel confirmou o episódio —classificado por ele como "atentado"—, ocorrido cerca de dez minutos antes de iniciar a apresentação de seu programa, o "Prato Limpo", uma atração jornalística com formato similar ao "Balanço Geral", da Record.

- Eu estava chegando para trabalhar, estacionei o carro e atravessei a rua, quando vi dois homens sentados [perto da porta do prédio da TV], o que é normal ter gente sentada ali. No momento em que estava atravessando, um dos rapazes foi embora e o outro ficou. Quando passei, ele perguntou: 'você é o Daniel?'. Eu falei que 'sim'. Ele me empurrou para o hall do edifício e me deu um soco. Fiquei zonzo. Ele me deu uma rasteira e caí no chão.

Após a agressão, flagrada por câmeras de vigilância, Carniel subiu para o estúdio e, mesmo ensanguentado, entrou no ar e relatou para o seu público o que acabara de lhe ocorrer.

"Por que eu fiz isso? Sensacionalismo? Não, porque com o ambiente [político] que está na cidade, eles iam dizer 'ah, esse programa forjou uma agressão...'. Daí eu fui para o ar para mostrar 'não, gente, eu apanhei mesmo'. Isso não pode acontecer", afirmou ele.

O jornalista fez o boletim de ocorrência na Brigada Militar e amanhã deve realizar o exame de corpo de delito, solicitado, segundo ele, pelo delegado que investiga o caso.

"O delegado... ele também acredita que seja motivação política, mas claro que ele vai investigar. Ele também suspeita que [o agressor] seja de fora. Há muitas imagens, e claras. Então a gente acha que logo vão encontrar [o suspeito]", contou o apresentador, que mudou a sua rotina e passou a andar com segurança particular após o incidente.

Em nota, a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) repudiou a agressão a Daniel Carniel e cobrou "uma investigação rápida da polícia para que os agressores sejam punidos".

- É mais um ataque à liberdade de imprensa, numa escalada da violência física e moral contra os jornalistas brasileiros. Casos como o de Garibaldi não podem ficar impunes sob pena de incentivar esses tipos de agressão.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Edilson Capetinha, do 'BBB 26', arruma bolsa depois de dizer que quer desistir do jogo Agora ex-BBB, Paulo Augusto fala pela primeira vez sobre expulsão Domingo Espetacular traz uma reportagem especial sobre o caso do cachorro Orelha e a violência contra Reaberta as inscrições de Casa do Patrão