Aprovado PL que destina leitos ou alas separadas para mães de natimortos em AL

Publicado em 19/11/2019, às 17h40
Arquivo -

Assessoria

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou, na última semana, o Projeto de Lei que obriga hospitais das redes pública e privada a oferecer leitos ou alas separadas para mães de natimortos ou com óbito fetal. A iniciativa é do deputado estadual Davi Maia (DEM) e, após a lei ser sancionada, as unidades têm até 90 dias para se adequarem.
 
De acordo com o PL, os hospitais ficarão responsáveis por prestar todo o apoio psicológico e de assistência social às mães. Nos casos em que a unidade de saúde não possuir profissional habilitado ou disponível, a paciente deve ser encaminhada à unidade mais próxima de sua residência para os devidos tratamentos.

LEIA TAMBÉM

A Secretaria de Saúde ficará responsável pela fiscalização do cumprimento da Lei. Além disso, deverá organizar ações voltadas ao treinamento dos servidores de saúde do Estado de Alagoas.

“Mulheres em trabalho de parto reunidas com mulheres que se encontram com seus bebês sem vida é, no nosso entendimento, considerado um tratamento indigno para o psicológico das mães, situação que deve ser remediada pela legislação”, explica Maia.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado