"Aquecendo a solidão" marca a estreia autoral em português do músico gaúcho Maloca Johnson

Publicado em 16/01/2026, às 09h23
Alexandre Ruszczyk Neto, responsável pelo projeto sob o nome artístico Maloca Johnson, inventa arte desde criança. - Foto: Divulgação/Rogério Brum

Redação

Ler resumo da notícia

O cantor e compositor gaúcho Maloca Johnson lançará no dia 20 de Janeiro de 2026 "Aquecendo a Solidão", o segundo de uma série de sete álbuns planejados para as principais plataformas digitais, até setembro de 2027. O projeto, resultado de cinco anos de produção, foi gravado no Panamá Estúdio Pub, em Porto Alegre/RS, sob a direção musical de Leandro Schirmer, multi-instrumentista e arranjador musical.

LEIA TAMBÉM

"Aquecendo a Solidão" reúne 13 canções autorais e parcerias em que Maloca Johnson explora temas ligados ao amor, à solidão, à tecnologia e a questões urbanas, sempre com uma linguagem acessível, influências do rock, elementos da bossa nova e outros estilos sonoros. Entre os destaques do álbum estão músicas como "Pés pelas Mãos", "Os Vikings" e "Já Cansei de Esperar".

O repertório do disco é marcado por colaborações: o guitarrista João Carlos da Silva (Toca do Músico); o pianista Rodrigo Tranquilo; o produtor, baterista e arranjador Leandro Schirmer; o músico e arranjador Chico Ferretti; e participações de Marco Maciorowski (mixagem) e Leo Bracht (masterização). Todos nomes atuantes na cena musical do Rio Grande do Sul. Destaca-se a parceria de composição com Acácio A. Pereira Jr., artista plástico paulista, amigo de Maloca Johnson desde os tempos de estudante na Unicamp/SP.

Alexandre Ruszczyk Neto, responsável pelo projeto sob o nome artístico Maloca Johnson, inventa arte desde criança. Ele chegou a vencer um concurso desta área na USP, no início da década de 90, cujo prêmio era uma viagem de um mês para a Flórida (EUA), com estágio em uma Escola de Arte, com tudo pago. Mas optou por não ir. Trabalhou como biólogo e professor universitário, tendo defendido os primeiros projetos de pesquisa de mestrado e doutorado em Ecologia Urbana no Brasil. Após a transição das ciências para as artes, Maloca Johnson dedica-se integralmente à criação musical, literária e poética. Em sua obra, o relato pessoal; o diálogo entre diferentes linguagens; o humor irônico; a reflexão social e a experimentação musical mostram novas formas de narrar o cotidiano.Destaque para algumas músicas do álbum:"Pés pelas Mãos"  (Maloca Johnson)Rock, versão em português de "Wrong Foot", cujo refrão deu nome ao álbum.

"Os Vikings"  (Acácio A. Pereira Jr. & Maloca Johnson)

A música associa a vida de um cidadão contemporâneo a de um Viking, em termos das dificuldades enfrentadas no dia a dia. Cita as "tempestades de mentiras", numa analogia às tempestades marítimas vivenciadas por aquele povo. O videoclipe foi gravado em 2023, à beira-mar, em Cidreira/RS.

"Já Cansei de Esperar"  ( Maloca Johnson & Acácio A. Pereira Jr)Música feita em parceria com Acácio A. Pereira Jr. baseada em poesia homônima. No início, parece uma música sertaneja, mas depois transforma-se em rock.

"Três Palavras Lindas"  (Maloca Johnson & Leandro Schirmer)Canção bem-humorada feita em parceria com Leandro Schirmer, com influências da música espanhola e cigana, como o uso de castanholas.

Onde encontrar:

https://linktr.ee/maloca.johnson

www.youtube.com/@maloca.johnson

Assessoria de Imprensa Nacional:

Juliana Leal Cardoso (DRT-DF 10.947/05)Whats: (51) 99128.5101 

 

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Gigi Brito, cantora alagoana de 14 anos, lança novo single sertanejo Exposição propõe olhar sensível sobre entidades das religiões de matriz africana Secult divulga resultado preliminar da análise do mérito do Prêmio Carnaval 2026 'A Última Forca e a Resistência Negra' recebe o 22º Prêmio Espia 2025 – Notáveis da Cultura Alagoana