Árbitra brasileira é escalada para apitar Mundial de Clubes em fevereiro

Publicado em 04/01/2021, às 11h08
Ailton Cruz / CBF -

Veja

Devido ao atraso no calendário do esporte mundial, em razão da pandemia do coronavírus, o Mundial de Clubes de 2020 será disputado em fevereiro deste ano, no Catar, e certamente terá participação brasileira. Enquanto Santos e Palmeiras, vivos na semifinal da Copa Libertadores, brigam por uma vaga como representante sul-americano, a juíza paranaense Edina Alves Batista e sua assistente Neuza Back foram selecionada pela Fifa nesta segunda-feira, 4, para o quadro de arbitragem do Mundial.

LEIA TAMBÉM

Edina, de 40 anos, faz parte do quadro da Fifa desde 2016 e apita partidas da Série A do Brasileirão desde 2019. Ela esteve também na última Copa do Mundo feminina, na França, assim como sua assistente Neuza Back. A Fifa selecionou anunciou nesta manhã a indicação de sete árbitros de campo e 12 assistentes, além de outros sete árbitros assistentes de vídeos para a operação do VAR.

A indicação da dupla brasileira para trabalhar no Mundial de Clubes masculino segue postura iniciada pela Fifa na Copa do Mundo Sub-17 de 2017, quando a suíça Esther Staubli apitou um dos jogo; dois anos depois, novamente no Mundial sub-17, no Brasil, foi a vez de a uruguaia Claudia Umpierrez, receber uma oportunidade.

O Mundial de Clubes de 2020 será disputado entre 1 e 11 de fevereiro no Catar. O campeão da Libertadores, cujas semifinais serão disputadas entre Boca Juniors x Santos e River Plate x Palmeiras, estreia no dia 7, exatamente uma semana depois da final continental no Maracanã, e ainda em meio à disputa das últimas rodadas do Brasileirão.

O representante europeu no torneio será o Bayern de Munique (Alemanha), campeão da última Liga dos Campeões. Tigres, do México, Ulsan Hyundai (Coreia do Sul), Al Ahly (Egito), Auckland City (Nova Zelândia) e o Al-Duhail (do Catar) também já estão classificados. O torneio vai utilizar três estádios da Copa do Mundo de 2022 e o sorteio para determinar os cruzamentos está marcado para 19 de janeiro, em Zurique, na Suíça.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Novo técnico do Real Madrid defende Vini Jr após vaias em campo: 'Carregou o time' Brasil encerra 2025 na 5ª posição do ranking de seleções da Fifa Saiba quem são os "velhos conhecidos" do Brasil na primeira fase da Copa Ancelotti elogia Marrocos e cita 'grupo difícil' para o Brasil na Copa do Mundo