Arcebispo: Igrejas serão abertas com responsabilidade, legalidade e sem precipitação

Publicado em 01/07/2020, às 14h11
Urilian Santana | Pascom Arquidiocesana -

Pascom Arquidiocesana

Com a divulgação do Estado de que os templos religiosos poderão reabrir em 30% de sua capacidade na capital, o arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm., pediu ao Povo de Deus paciência e que em breve as novas determinações eclesiais serão divulgadas.

LEIA TAMBÉM

O metropolita fez o anúncio durante a missa transmitida pelas redes sociais nesta terça-feira (30), às 17h, e se inspirou no Evangelho do dia, a passagem em Mateus fala de Jesus e os apóstolos dentro do barco durante a tempestade, para informar e catequizar os fiéis.

“Esse episódio mostra como devemos nos comportar diante dessa pandemia. O Evangelho de Mateus diz que Jesus dormia no barco enquanto os ventos açoitavam a embarcação, já Marcos relata que o Mestre estava recostado ao fundo em um travesseiro. E então temos um gesto muito bonito dos discípulos, a iniciativa de acordar o Mestre”, refletiu Dom Antônio.

O arcebispo disse que na tempestade de nossa vida, achamos que o Mestre está dormindo, mas tudo não passa de impressão. “Jesus toma conta da nossa vida e depois de toda tempestade vem o sol da esperança, que é Ele”.

“Meus irmãos e irmãs, com alegria estamos celebrando esta Eucaristia, nesta Igreja doméstica. Sem dúvida vamos começar a dar os primeiros passos para a retomada, aos poucos, da normalidade da Celebração da Santa Missa e da Palavra com a presença de fiéis”, anunciou o metropolita e continuou sua fala sobre a retomada das missas presenciais.

“Nós vamos começar a retomar as nossas celebrações, mas ainda vamos comunicar no momento oportuno e propício com responsabilidade e todas as recomendações necessárias”.

O arcebispo reforçou que estamos todos no mesmo barco e que os raios e trovões são o atual vírus. “O mundo está ferido e quem sabe isso não é um alerta para chamar nossa atenção, e possamos dizer a Jesus como os discípulos: nos salva. Nossa salvação não vem dos homens ou dos que pensam que são dos donos do mundo”.

Dom Antônio conlcuiu frisando que as Igrejas serão abertas com responsabilidade, legalidade e sem precipitação.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas