Área desmatada equivalente a 700 campos de futebol é embargada em Alagoas

Publicado em 31/01/2023, às 11h36
Ibama embarga área equivalente a 700 campos de futebol desmatada ilegalmente em Alagoas | Foto: Reprodução / Ibama -

TNH1 com Ibama

Uma área equivalente a 700 campos de futebol foi embargada pelo Ibama durante a Operação Mandacaru nos municípios de Mata Grande, Inhapi, Pariconha, Água Branca, Delmiro Gouveia, Piranhas e Olho D'água do Casado, no Sertão de Alagoas. A operação foi realizada em parceria com o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA).

LEIA TAMBÉM

De acordo com o Ibama, os polígonos desmatados foram traçados na fase de planejamento da operação, com o auxílio de alertas de desmatamento emitidos por fontes como o Mapbiomas.  Também foram usadas imagens de satélite e de drones que sobrevoaram a área. Agentes ambientais destruíram vários fornos utilizados para produção de carvão.  

A fiscalização, cujo o objetuivo é combater o desmatamento ilegal no bioma Caatinga, foi realizada entre os dias 16 e 27 deste mês.  As multas aplicadas aos infratores totalizam R$ 800 mil."As áreas desmatadas de forma irregular foram embargadas. Assim, os autuados ficam obrigados a apresentar projeto de recuperação do dano ambiental ou regularizar o imóvel rural junto ao órgão ambiental competente", informa José Cardoso Tenório, coordenador da operação.

Bioma Caatinga- A Caatinga ocupa aproximadamente 863 mil quilômetros quadrados, o equivalente a cerca de 10% do território brasileiro. Principal bioma do nordeste, engloba os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Sergipe, além do norte de Minas Gerais, na região sudeste. Das 827 espécies de plantas do bioma com estado de conservação documentado, cerca de 30% estão ameaçadas de extinção, conforme avaliação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Apesar da importância, a Caatinga vem sendo desmatada de forma acelerada. O bioma sofre pressão do consumo de lenha nativa, da exploração ilegal de madeira, do pastoreio intensivo e da conversão do solo em lavoura.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática