Fiscalizações emergenciais são realizadas após falta d'água na Barra Nova

Publicado em 28/05/2025, às 10h44
- Addison Couto/Ascom Arsal

TNH1 com Secom Alagoas

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) realizou uma fiscalização emergencial para verificar in loco a situação do fornecimento de água na Barra Nova, em Marechal Deodoro. A fiscalização atendeu a um pleito dos moradores da localidade, que denunciaram o desabastecimento na região, que é atendida pela BRK Ambiental.

LEIA TAMBÉM

Técnicos da Superintendência de Saneamento da Arsal inspecionaram as unidades de captação Volta D’Água de Broma, que foram diretamente afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o leste de Alagoas desde a última semana, provocando deslizamentos de terra e acúmulo de sedimentos na barragem, comprometendo o sistema de captação e tratamento de água.

A fiscalização constatou que a concessionária já havia iniciado ações emergenciais de limpeza e reativação das unidades. No entanto, foi verificada pressão insuficiente na rede de distribuição no bairro Barra Nova, o que ainda impede o pleno atendimento da população.

A Arsal também confirmou, junto à comunidade local, que a BRK está realizando o abastecimento emergencial por meio de caminhões-pipa. A agência estadual exigiu que a concessionária apresente documentação das ações emergenciais adotadas, incluindo relação dos caminhões-pipa utilizados, registros de entrega de água e o plano operacional de retomada completa do sistema.

A diretora-presidente da Arsal, Camilla Ferraz, reforça que “a atuação da agência tem sido firme, técnica e constante. Nosso compromisso é com a população alagoana e com a garantia da prestação de serviços públicos de forma contínua, segura e eficiente”.

A reportagem do TNH1 deixa o espaço aberto para o pronunciamento da BRK sobre a situação na Barra Nova.

Ações em Rio Largo 

A equipe técnica da Arsal também realizou fiscalização emergencial na cidade de Rio Largo, na região metropolitana da capital. Foram avaliados o andamento e as condições das obras estruturantes que irão beneficiar os moradores dos bairros Mata do Rolo, Vila Rica e Conjuntos. A Arsal ainda realizou aferições de pressão na localidade.

O rompimento de uma adutora, provocado pela interferência na tubulação de drenagem da região, resultou no desabastecimento das localidades, levando a agência estadual a verificar a situação na terça-feira (27). Técnicos da prefeitura já atuam no reparo e a obra deve ser finalizada no prazo de 30 dias.

A Arsal segue monitorando a situação até a total normalização do abastecimento nas regiões, com pressão e qualidade compatíveis com os padrões estabelecidos nas normas sanitárias e contratuais vigentes.

Para dúvidas ou denúncias, a Ouvidoria da Arsal está à disposição pelo número 0800 284 0429 ou pelo site www.arsal.al.gov.br.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Guerra entre facções: morre deficiente visual que foi baleado por engano em São Miguel dos Campos Quatro pessoas ficam feridas após carro invadir contramão e provocar grave acidente na AL-105 Moto carbonizada e explosão de caminhonete: homem morre após acidente em Alagoas Após impasse, intervenção judicial obriga limpeza em casa com acúmulo extremo de lixo em AL