Artesão tem trabalho com Pau-Brasil embargado pelo Ibama em Coruripe

Publicado em 09/06/2022, às 11h10
Foto: Reprodução/TV Pajuçara -

TNH1

O artesão Jonas Matos, que fabrica arcos para violinos, teve o trabalho interrompido após o  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) embargar o uso da madeira Pau-Brasil, plantando no quintal de casa pelo artesão e utilizado na produção dos arcos. Em entrevista ao programa Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara, Jonas disse que possui licença necessária para vender a madeira desde o ano de 2010 e está sem trabalhar há mais de um ano.

"As mudas de Pau-Brasil estão plantadas aqui no quintal da minha casa. Eu trouxe todas lá da usina de Coruripe, do projeto que eles têm para reflorestamento. Diante disso, eu aprendi a fazer as mudas e agora estou com mais de 10 mil árvores. A partir delas, eu faço a produção dos arcos, que são comercializados no Brasil e também na Europa", disse o artesão.

"Eu sempre tive essa concepção, de tirar a planta para a produção e repô-la, através de um novo plantio. A minha madeira sempre sempre foi vendida com a nota fiscal necessária e exigida pela lei. Porém, recentemente, um fiscal do estado do Espírito Santo embargou uma venda minha para um cliente local e veio aqui para interditar a minha produção", explica Jonas.

O artesão, que tem sobrevivido com a ajuda de alguns familiares, procura agora reverter a decisão do Ibama para voltar a fazer a sua principal paixão. 

Confira a reportagem completa exibida pelo Balanço Geral Alagoas:

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Condenado a mais de 19 anos por estuprar a própria cunhada é preso em AL Polícia Militar prende foragidos por estupro no interior de AL Corpo de Bombeiros registrou mais de 16 mil ações de salvamentos aquáticos em fevereiro Bordado da Ilha do Ferro, vilarejo alagoano às margens do São Francisco, inspira nova coleção da Renner