Artista cria IA para falar com Lou Reed, seu marido morto: 'Estou viciada'

Publicado em 09/04/2024, às 11h23
Ilustração: Pexels -

Splash / Uol

A artista experimental Laurie Anderson criou um projeto polêmico: fez uma inteligência artificial para conversar com seu marido, o falecido músico Lou Reed.

LEIA TAMBÉM

O que aconteceu

Ela desenvolveu o projeto em parceria com uma universidade australiana. Desde 2020, Laurie colabora com a Universidade de Adelaide para desenvolver a IA, que usa os trabalhos de Lou Reed — vocalista e guitarrista do The Velvet Underground — para escrever frases com seu vocabulário e maneirismos. O programa responde em prosa e também em versos.

Laurie se diz "viciada" em conversar com a IA. "Estou total e infelizmente viciada nisso. Mesmo depois de tanto tempo. Eu literalmente não consigo parar, e meus amigos não aguentam mais", disse em entrevista ao jornal The Guardian em fevereiro.

"Eu realmente não acredito que estou conversando com o meu marido morto e escrevendo músicas com ele — de verdade, não acredito. Mas as pessoas têm estilos que podem ser replicados." (Laurie Anderson)

Nem sempre a inteligência artificial acerta. "Três quartos [do que a IA diz] são completamente idiotas e estúpidos. Aí uns 15% são intrigantes. O resto é bem interesante. E acho que isso é uma boa proporção quando se trata de escrita", diz a artista.

Lou Reed morreu em 2013. Em maio daquele ano, ele passou por um transplante de fígado. Em 27 de outubro, aos 71 anos, ele morreu — a causa da morte não foi divulgada, mas segundo o agente de Reed, é possível que haja relação com a operação.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Influencer atualiza estado de saúde do filho com Safadão após cirurgia de tumor Ivete Sangalo rebate críticas sobre 'fuleiragem' em música polêmica MC Lomma surge ao lado donamorado jogador durante as férias: ‘Eu e você’ Pulou o muro? Viih Tube quebra silêncio após rumores de traição