Artista russo se põe 'à venda' em loja de móveis e decoração em Moscou

Publicado em 11/02/2022, às 22h23
Foto: Reprodução -

Folhapress

O artista russo Psof foi a uma loja de móveis e decoração e se colocou "à venda", ao pôr em si mesmo uma etiqueta em que constavam informações como seu preço –1.599 rublos, o que equivale a aproximadamente cem reais–, além de seu peso e altura.

LEIA TAMBÉM

Ao lado, ele escreveu: "Psof. Sexo Masculino. Branco. 78 × 173. Espécime de exposição". No Instagram, o artista acrescentou que não era um item trocável. A performance foi realizada em uma unidade da rede Ikea, uma empresa sueca onde se vendem itens domésticos básicos .

"Eu tinha curiosidade de ver o que aconteceria se a Ikea fosse usada de outras maneiras. Por exemplo, não como loja, mas como museu. Ou uma pessoa não como cliente, mas como parte desse mundo de exposição do mobiliário", disse o artista ao portal Russia Beyond.

Embora Psof tenha documentado o acontecimento, poucas pessoas que passavam pelo espaço no memento perceberam a obra de arte. "As pessoas na Ikea têm coisas muito sérias a fazer, como comprar este armário ou uma cama ou um sofá e seguir com suas vidas. Mas há alguns artistas por aí, eles nem ligaram para mim", ele afirmou.

Posteriormente, comentários surgiram nas redes sociais, mas sobretudo em tom de piada, a exemplo dos usuários que escreveram: "Tem em mais cores? Ou apenas branco?", "Chinês?" e "O produto vem montado?"

Esta não foi a primeira vez em que Psof usou o espaço da rede de lojas para realizar performances. Em um vídeo, ele anda pela loja com um distintivo do video game "The Sims" sobre a cabeça. Em outro, aparece com um chapéu do lado de fora com uma placa na qual se inscreve: "Deixando a Ikea sem comprar nada. Descontos para casados!"

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos