Artistas e autoridades lamentam a morte de David Bowie

Publicado em 11/01/2016, às 12h35
-

Redação

Artistas, autoridades e outras personalidades pelo mundo lamentaram a morte de David Bowie. O cantor faleceu no domingo, aos 69 anos, após uma batalha contra o câncer. O anúncio foi feito em comunicado divulgado na mídia social oficial do músico, no início desta segunda-feira.

LEIA TAMBÉM

"Eu estou arrasada! Este grande Artista mudou minha vida!", afirmou a cantora Madonna em uma rede social. Segundo ela, foi de David Bowie o primeiro show que ela viu em Detroit, uma das cidades onde a cantora passou a infância e a adolescência. O cantor Iggy Pop também lamentou: "David Bowie foi a luz da minha vida. Eu nunca conheci ninguém tão brilhante. Ele era o melhor."

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, lembrou que, para alguém da idade dele (49 anos), o artista foi o responsável por produzir uma boa parte "da trilha sonora de nossas vidas". "Gênio é uma palavra muito usada mas eu acho que musicalmente, criativamente, artisticamente David Bowie era um gênio", disse Cameron. O ex-premiê Tony Blair lembrou que quando era estudante foi a um show no qual Bowie encarnava o personagem Ziggy Stardust. Blair disse que a partir daquele momento "eu pensava que ele era um artista brilhante e um ser humano estimulante e interessante". O prefeito de Londres, Boris Johnson, engrossou o coro dos que qualificaram Bowie como gênio. "Ninguém em nossa época mereceu mais ser chamado de gênio."

Em missão na Estação Espacial Internacional, o astronauta Tim Peake também enviou mensagem lamentando o fato. "Triste em ouvir que David Bowie perdeu sua batalha contra o câncer - a música dele era uma inspiração para muitos", disse. O rapper Kanye West e o cantor Phareel Williams também lamentaram, destacando a criatividade de Bowie. O comediante Ricky Gervais disse que havia perdido um herói.

Com uma imprevisível mescla de estilos, ritmos e personas, o magro e erudito Bowie abriu espaço para a teatralidade e a androginia na música popular internacional, mudando o sentido da expressão estrela do rock. A cada álbum ou show, os fãs não sabiam o que esperar. Bowie fez seu último aniversário na sexta-feira, mesmo dia em que lançou o novo álbum, "Blackstar". Ele também divulgou um clipe no mesmo dia da canção "Lazarus", onde se mostrava frágil e deitado em uma cama, com os olhos enfaixados.

Músico, produtor e escritor, Bowie nasceu David Jones em Londres em 1947. Era capaz de citar o filósofo Friedrich Nietzsche e uma antiga canção pop em sequência. Também foi uma das primeiras estrelas do rock a dar uma atenção crucial à função de performer no palco. Anos antes da MTV, usava vídeos não apenas para promoção, mas também para criar narrativas e expandir os temas implícitos nas suas canções. Mick Jagger, Lou Reed e Freddie Mercury estavam entre os vários artistas que colaboraram e foram influenciados por ele. Bowie foi uma figura central no chamado "Glam Rock", em meados dos anos 1970, e influenciou a era disco e artistas como Madonna e outros, muito orientados também para o aspecto visual.

"O que me dá mais orgulho é que não posso deixar de notar que eu afetei o vocabulário da música pop. Para mim, francamente, como artista, essa é a coisa que mais dá satisfação ao meu ego", disse ele em entrevista em 2002.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MP acusa Claudia Leitte de discriminação religiosa por mudar letra de música Rapper famoso é condenado à prisão após atitude no palco Filme brasileiro está entre os preferidos do ano de Barack Obama Bruna Marquezine muda de visual e aposta em procedimento de "sereia"; veja