As revelações da "Veja" sobre o deputado Paulão

Publicado em 15/09/2025, às 07h00

Flávio Gomes de Barros

A revista "Veja" veicula matéria do jornalista Hugo Marques no sábado, 13, registrando que o site do Partido dos Trabalhadores deu destaque a uma declaração do deputado federal Paulão (PT/AL) sobre o voto do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro - que, afinal, foi condenado pelo STF.
 
Disse, taxativamente, Paulão:
 
"Ele (Fux) votou pela condenação de todos os presos do 8 de janeiro e agora tenta salvar Bolsonaro, o chefe da organização criminosa. O ministro tem bandido de estimação, por isso o voto dele é incoerente."
 
Acrescenta Hugo Marques:
 
"Em 2016, Paulão foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) por ato doloso de improbidade administrativa, que importou dano ao erário e enriquecimento ilícito. Segundo o Ministério Público, ele contraiu um empréstimo no valor de 224 mil reais dando a verba de seu gabinete na Assembleia Legislativa de Alagoas como garantia de pagamento. Na época, ele exercia o mandato de deputado estadual.
 
Segundo a acusação do Ministério Público aceita pelos desembargadores, os deputados da Assembleia tomavam empréstimos pessoais no Banco Rural, mas os pagamentos eram feitos com dinheiro da verba de gabinete. Essa prática — uma maneira de se apropriar de dinheiro público — é proibida por lei.
 
Os deputados condenados impetraram recurso em segunda instância, mas perderam. Em 2018, o Tribunal Superior Eleitoral deferiu o registro de candidatura de Paulão a deputado federal, referendando uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas."
 
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar