Redação
Com uma campanha sólida e consistente, o ASA garantiu vaga nas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. A classificação aconteceu nesse sábado (23), após o empate em 0 a 0 com o Manauara-AM, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, o "Fumeirão". O placar agregado do duelo foi de 1 a 0 para a equipe alagoana.
LEIA TAMBÉM
O Fantasma se destaca por ter a melhor campanha da competição entre os times que avançaram para essa fase e está a apenas dois jogos de distância de garantir o tão sonhado acesso à Série C. O Alvinegro não disputa a Terceirona desde 2017.
A jornada de 2025: a fase de grupos ao mata-mata
A trajetória do ASA deixa os torcedores orgulhosos. Na primeira fase, o time de Arapiraca foi líder do Grupo 4 e terminou com a segunda melhor campanha geral do campeonato, superado apenas pela Aparecidense-GO. Foram 31 pontos, com nove vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.
Nas fases eliminatórias, o Fantasma manteve o ritmo. Nas oitavas de final, a equipe eliminou o Ferroviário-CE com duas vitórias. Na sequência, despachou o Manauara-AM após vencer fora de casa e empatar dentro de seus domínios.
Agora, o ASA aguarda a conclusão dos jogos das oitavas de final para conhecer o próximo adversário, com a expectativa de manter o bom momento e garantir uma das quatro vagas de acesso.
O histórico de tentativa: entre a decepção e a superação
A busca pelo acesso à terceira divisão não é novidade para o ASA. O Alvinegro tem um histórico de participações na Série D que se estende por quase uma década, com momentos de glória e de frustração.
2018 e 2021: No ano seguinte do rebaixamento na Série C, o Fantasma não conseguiu reagir e terminou na última posição do grupo. Em 2021, a situação não foi muito diferente, com o time ficando em 7º lugar na fase de grupos e sendo desclassificado precocemente.
2019, 2023 e 2024: Nestes anos, o clube avançou a fase de grupos, mas a jornada foi encerrada no primeiro mata-mata. Em 2019, o ASA foi eliminado pelo Itabaiana; em 2023, a equipe foi superada pelo Nacional-PB; e em 2024, o ASA caiu para o Treze-PB.
2022: O melhor desempenho do Alvinegro até então havia sido em 2022, quando também chegou às quartas de final. A equipe terminou em primeiro lugar no Grupo 4 e eliminou Afogados-PE e Rio Branco-AC nas fases seguintes. No entanto, na decisão pelo acesso, o Fantasma foi eliminado pelo Pouso Alegre-MG.
LEIA MAIS