Aspectos da menstruação revelam se sua alimentação está saudável

Publicado em 04/03/2019, às 21h41
Reprodução / Vix -

Vix

O ciclo menstrual reúne mudanças pelas quais o corpo da mulher passa ao longo do mês e, como não poderia ser diferente, os hábitos comportamentais e alimentares que acompanham esses dias impactam em como será essa menstruação. A alimentação é algo que influencia diretamente a saúde do nosso organismo e, consequentemente, tudo que ele envolve. Sendo assim, hábitos alimentares saudáveis podem ser avaliados, olhando para o seu ciclo menstrual.

LEIA TAMBÉM

Dieta e menstruação

Dietas muito restritivas passam uma mensagem equivocada para o organismo de que ele precisa cortar funções menos vitais para se preservar, o que pode causar atrasos na menstruação.

Além disso, dietas que não se preocupam em suprir o mínimo de nutrientes ao organismo pode alterar o sistema responsável pelo equilíbrio hormonal, causando diminuição da ovulação e a liberação exagerada da progesterona, inibindo a menstruação.

Perda de peso excessivo e menstruação

Uma dieta irresponsável aliada a perda de peso excessivo também causa falhas na produção hormonal. Ocorre que, com um baixo índice de gordura, as taxas de colesterol tendem a cair. O impacto disso para a saúde reprodutiva tem a ver com o fato de que o colesterol é usado pelo organismo para criar hormônios sexuais, como progesterona e estrogênio. Se há uma redução nos níveis de colesterol, não há hormônios para a ovulação.

Minha dieta está saudável?

O impacto de dietas na menstruação estão geralmente associadas às mudanças hormonais, como apontado acima. Sendo assim, aspectos que podem indicar que você deve prestar atenção na sua alimentação são desde ciclos que tornam-se desregulados a uma possível interrupção do ciclo menstrual.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

O que acontece com o cérebro do bebê quando a gestante respira ar poluído? Aprovado projeto que reconhece pessoas com fibromialgia como PCD Anvisa proíbe quatro marcas de suplementos alimentares; veja quais Anvisa proíbe quatro marcas de suplementos alimentares; saiba quais