Assembleia aprova projeto que modifica estrutura da Polícia Militar

Publicado em 05/06/2026, às 12h35
-

ASSCOM ALE

Ler resumo da notícia

A Assembleial Legislativa apreciou na sessão da última terça-feira, 2, o projeto de lei ordinária 1995/2026, que altera a lei estadual nº 8.669, de 19 de maio de 2022, que dispõe sobre a fixação do efetivo da Polícia Militar de Alagoas, para adequá-la à lei federal nº 14.751. de 12 de dezembro de 2023, que institui a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados. De autoria do Poder Executivo, o projeto foi aprovado em 2º turno.

LEIA TAMBÉM

A proposta, segundo o governador Paulo Dantas, corrige distorções identificadas nas nomenclaturas dos Quadros de Oficiais e Praças da Corporação, promovendo a harmonização legislativa necessária ao novo modelo de gestão.

A medida promove ainda o remanejamento de vagas ociosas de primeiro e segundo tenentes, bem como ajustes no efetivo de capitão e major, mantendo o equilíbrio financeiro sem geração de aumento de despesas ao erário estadual, tratando-se exclusivamente de redistribuição interna da estrutura já existente. "A adequação é essencial para garantir a conformidade da atuação estatal com os comandos da legislação federal vigente, evitando insegurança jurídica e assegurando a eficiência na gestão do efetivo policial militar", justificou o governador

Após a votação da matéria, a deputada Cibele Moura (MDB) agradeceu aos colegas parlamentares e ao Governo do Estado pela aprovação da emenda que beneficia a banda da Polícia Militar.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governo e Senai firmam convênio para oferta de 2 mil vagas em cursos técnicos a alunos da rede estadual Governo de Alagoas realiza cerimônia de despedida dos 150 estudantes do programa Daqui pra o Mundo Inmet emite alerta de chuvas para Maceió e mais 36 municípios de Alagoas até domingo Lei da Gorjeta determina que valores sejam destinados aos trabalhadores