Assessoria
A VIII Assembleia Xucuru-Kariri aconteceu na Fazenda Canto, no município de Palmeira dos Índios. As lideranças indígenas da etnia Xucuru-Kariri contaram com o apoio de outras doze etnias indígenas, provenientes dos estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco.
LEIA TAMBÉM
O evento também contou com a participação de organizações sociais, da imprensa e de diversos órgãos estaduais e federais.
Estiveram presentes Tanawy Kariri, Coordenador Distrital de Saúde Indígena de Alagoas e Sergipe; o professor Cícero Cavalcante, Coordenador Regional da FUNAI; e o desembargador Tutmés Airan, que já havia se manifestado publicamente em apoio à causa indígena.
A assembleia, realizada anualmente, teve neste ano como foco principal a demarcação das terras indígenas. Durante o encontro, foram apresentadas informações corretas sobre o processo fundiário, com o objetivo de combater as desinformações que vêm sendo disseminadas por grandes posseiros da região — seja de forma intencional ou por falta de conhecimento.
Tanawy Kariri reafirmou seu compromisso de trabalhar e lutar pelo seu povo, destacando a importância de que todo o processo ocorra de forma pacífica. Ele enfatizou que os povos indígenas não são inimigos dos posseiros e afirmou que os pequenos posseiros permanecerão nas terras até que o Estado possa acolhê-los e reassentá-los em outro local, garantindo que continuem trabalhando e vivendo da terra.
Em resumo, a VIII Assembleia Xucuru-Kariri foi um clamor por paz, verdade e união.
LEIA MAIS