Assistência Social combate trabalho infantil na orla marítima de Maceió

Publicado em 16/03/2022, às 16h58
Divulgação/Ascom Semas -

Ascom Semas

Com a intenção de informar sobre a importância de denunciar e coibir o trabalho infantil, a coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e o Serviço de Abordagem Social da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizaram, nesta terça-feira(15), a distribuição de materiais educativos aos comerciantes que trabalham na na orla marítima de Maceió, bem como os consumidores.

LEIA TAMBÉM

A assistente social, Sheyla Barros, revelou que o grande número de denúncias de crianças e adolescentes vendendo balas, biscoitos e outros produtos na região e também daquelas que retiram palha de coqueiros para a confecção de flores artesanais e a importância de evitar e combater o trabalho infantil.

É muito importante divulgar que a Prefeitura de Maceió tem uma coordenação que se ocupa com a erradicação e o combate ao trabalho infantil e a necessidade de identificar essas crianças para inseri-las em programas sociais. Uma vez que entendemos que quando a criança busca trabalhar, ela vem de uma necessidade econômica para auxiliar a renda familiar, ou seja, é uma demanda econômico-social, que é objeto de atuação da Secretaria de Assistência Social", explicou.

No mês de fevereiro, a coordenação do PETI, em conjunto com representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Serviço de Abordagem Social e do Centro de Referência de Assistência Social, Cras Cidade Sorriso, promoveram ações de combate ao trabalho infantil na feira livre do Benedito Bentes, junto aos comerciantes locais.

A coordenadora do PETI, Vitória Ferreira, explicou que essas ações terão continuidade na orla e pontos turísticos de Maceió: "Essas ações vão se estender além da orla marítima da capital Nós, como coordenação municipal de combate ao trabalho infantil, temos que sempre estar ativos nessas atividades e por isso também estaremos, nas próximas semanas, nos semáforos espalhados pela cidade," relatou a coordenadora.

Como denunciar?

Para denunciar o trabalho infantil é necessário entrar em contato com um dos Conselhos Tutelares de Maceió. São dez as regiões de Maceió que concentram as ações dos Conselhos, ao abranger todos os bairros da cidade. Os conselheiros trabalham no encaminhamento de casos de violação de direitos de crianças e adolescentes e podem ser acionados por telefone. Além dos Conselhos Tutelares, denúncias de violação de direitos podem ser feitas, diariamente, através do Disque 100.

A Assistência Social do Município trabalha de forma integrada com a Vara da Infância e da Juventude, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e outros órgãos, atuando para a diminuição dos casos.

O que é o trabalho infantil

De acordo com o Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, o conceito de trabalho infantil refere-se às atividades econômicas e/ou atividades de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remuneradas ou não, realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 (dezesseis) anos, ressalvada a condição de aprendiz a partir dos 14 anos, independentemente da sua condição ocupacional.

CONSELHOS TUTELARES

CONSELHO TUTELAR REGIÃO I - (82) 3312-5935

Rua Esmeraldino Marinho Spindola Sobrinho, 200, Poço

E-mail: conselhotutelarregiao1@hotmail.com

Bairros de atuação: Jaraguá, Poço, Ponta da Terra, Ponta Verde, Jatiúca, Mangabeira e Pajuçara

CONSELHO TUTELAR REGIÃO II – (82) 3312-5936

Rua Marquês de Pombal, 32, Vergel do Lago

E-mail: conselhotutelarmaceio2@gmail.com

Bairros de atuação: Centro, Levada, Vergel do Lago, Ponta Grossa, Prado, Trapiche da Barra e Pontal da Barra

CONSELHO TUTELAR REGIÃO III – (82) 3312-5937 - Rua Coronel Lima Rocha, 814, Pinheiro

Email:conselhotutelarregiaoiii@hotmail.com

Bairros de atuação: Farol, Pitanguinha, Pinheiro, Gruta de Lourdes, Santo Amaro, Ouro Preto, Canaã e Jardim Petrópolis

CONSELHO TUTELAR REGIÃO IV – (82) 3312-5938 - ENDEREÇO: Av. Marquês de Abrantes, s/n, Bebedouro

E-mail: conselhotutelarbebedouro@gmail.com

Bairros de atuação: Bom Parto, Mutange, Bebedouro, Chã de Bebedouro, Chã da Jaqueira, Santa Amélia, Jardim Petrópolis I e II, Fernão Velho e Rio Novo

CONSELHO TUTELAR REGIÃO V – (82) 3312-5939 - ENDEREÇO: Rua Dom Avelar Brandão, 301, Quadra E, Loteamento Iguaçu, Feitosa

E-mail: ctmaceio56@gmail.com

Bairros de atuação: Jacintinho e Feitosa.

CONSELHO TUTELAR REGIÃO VI – (82) 3312-5940 - ENDEREÇO: Rua Padre Luiz Américo Galvão, 287, Cruz das Almas

E-mail: conselhotutelar.ra6@gmail.com

Bairros de atuação: Barro Duro, São Jorge, Serraria, Cruz das Almas, Jacarecica, Guaxuma, Garça Torta, Riacho Doce e Ipioca.

CONSELHO TUTELAR REGIÃO VII - (82) 3312-5941 - ENDEREÇO: Rua São Paulo, 2, Tabuleiro do Martins

E-mail: conselhotutelartabuleiro@outlook.com

Bairros de atuação: Santos Dumont, Clima Bom e Tabuleiro do Martins

CONSELHO TUTELAR REGIÃO VIII – (82) 3312-5942 - ENDEREÇO: Conjunto Graciliano Ramos, 1153, Quadra E 03, Cidade Universitária

E-mail: conselhotutelar.ra8@gmail.com

Bairros de atuação: Santa Lúcia, Cidade Universitária e Antares

CONSELHO TUTELAR REGIÃO IX – (82) 3312-5943 - Conjunto Benedito Bentes II, Rua C08, Benedito Bentes

Email: ctr9apoio@gmail.com

Área de atuação: Benedito Bentes II

CONSELHO TUTELAR REGIÃO X – (82) 3312-5944 - Conjunto Benedito Bentes I, Avenida Pratagy, Quadra A-6, 351, Benedito Bentes

E-mail: conselhot10@gmail.com

Área de atuação: Benedito Bentes I

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês Corpo é resgatado após ser avistado boiando no mar da Praia de Ipioca Semed orienta pais e responsáveis sobre matrículas de crianças alocadas nos novos Gigantinhos