Assustador: veja como o Facebook lê e interpreta dados para entender você

Publicado em 27/02/2017, às 09h34

Redação

Quem costuma frequentar regularmente o Facebook, mas sempre fica com um pé atrás com que tipo de dados o site coleta com base em suas atividades, pode ficar tranquilo: uma nova extensão para o Chrome permite que você tenha uma ideia de como a plataforma criada por Mark Zuckerberg “adivinha” os seus gostos e modela a sua timeline – e os anúncios – de acordo com essas informações.

LEIA TAMBÉM

Chamado de Data Selfie, o plugin para o navegador da Google mostra, na verdade, que ficar tranquilo é uma tarefa bastante difícil para qualquer internauta que tenha ciência de como é fácil para as redes sociais lerem seus consumidores. Uma vez instalado, o addon passa a monitorar toda a sua navegação pelo portal, simulando de uma forma mais simples – mas não menos assustadora – o que o Facebook faz com a sua vida diariamente.

Duvida? Bem, basta conferir que a extensão consegue enxergar com bastante precisão o que você vê no feed, quanto tempo é gasto nessa visualização, os links que são acessados e até mesmo o que é digitado em qualquer campo da página.

Depois de coletar uma certa quantidade desses dados, o Data Selfie recorre a algumas APIs do sistema cognitivo do IBM Watson e a recursos da Universidade de Cambridge para transformar tudo em uma planilha detalhada do que o usuário gosta, quais as suas inclinações políticas e até mesmo o que a pessoa gosta ou não gosta de comer. Esse quadro-negro é dividido em uma infinidade de categorias – com direito a legendas e cores –, dá um parecer sobre as suas atividades na rede e faz todo tipo de previsão a respeito da sua personalidade.

Um olhar na sua alma digital

Embora a extensão utilize ferramentas externas e soluções de terceiros para mastigar todos os dados antes de entregá-los a você, a turma do Data Selfie garante que todas essas informações sobre o seu comportamento facebookiano é armazenado apenas localmente, no seu próprio computador. Segundo eles, isso é feito para evitar que pessoas mal-intencionadas ou outras empresas saibam tudo e mais um pouco sobre os seus hábitos online.

Ainda assim, não deixa de ser preocupante o quanto determinados sites conhecem você meramente pelo uso contínuo dos seus serviços, criando um perfil progressivamente mais detalhado e certeiro a cada dia extra e que você navega por eles. Não chega a ser um segredo o fato de os dados de usuários serem a principal moeda do Facebook na hora de vender espaços e público para seus anunciantes, mas conhecer mais de perto o que isso significa é um baque até mesmo para quem não andava muito preocupado com sua privacidade, não é?

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades