Ataque a tiros em bonde deixa ao menos três mortos em Utrecht, na Holanda

Publicado em 18/03/2019, às 12h26
-

Folhapress

Autoridades da Holanda realizam uma grande operação policial para capturar um atirador que abriu fogo em um bonde na cidade de Utrecht na manhã desta segunda-feira (18) e fugiu. O ataque deixou três mortos e nove feridos, segundo o prefeito da cidade.

LEIA TAMBÉM

"Houve tiroteios esta manhã em vários lugares em Utrecht", afirmou o diretor da NCTV, Pieter-Jaap Aalbersberg, em uma coletiva de imprensa em Haia, acrescentando que "uma grande operação está em andamento para encontrar o atirador". O diretor classificou o ato como "potencialmente terrorista".

A polícia disse que o suspeito procurado se chama Gokman Tanis, 37, e é nascido na Turquia.
Com a fuga, o governo de Utrecht elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo. A segurança foi reforçada em escolas, mesquitas, estações e aeroportos.

O ataque no bonde ocorreu por volta das 10h45 (6h45 em Brasília) na praça 24 de Outubro. "Vários tiros foram disparados em um bonde e várias pessoas foram feridas. Helicópteros estão no local e nenhuma prisão foi feita", disse Joost Lanshage, porta-voz da polícia.

Uma testemunha ouvida pela RTV, uma emissora local, disse que viu vários homens correndo da cena do ataque.
Segundo a polícia, um suspeito está foragido, mas é possível que tenha havido mais de um atirador. O canal de TV NOS afirmou que agentes cercaram um prédio onde o suspeito pode estar escondido.

O primeiro-ministro Mark Ruttle disse estar "profundamente preocupado" e que realizará reuniões de crise para tratar do incidente. Houve reforço na segurança da sede do governo, em Haia.

Utrecht é a quarta maior cidade da Holanda e possui cerca de 335 mil habitantes. Boa parte deles são estudantes.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto