Ataque a usina nuclear é crime de guerra, diz Embaixada dos EUA na Ucrânia

Publicado em 04/03/2022, às 10h27
Ataque a usina nuclear é crime de guerra, diz Embaixada dos EUA na Ucrânia | Foto: Reprodução -

CNN

A Embaixada dos Estados Unidos na Ucrânia disse que atacar uma usina nuclear constitui um crime de guerra. A declaração foi feita por meio de um perfil do órgão no Twitter.

LEIA TAMBÉM

Enquanto as forças russas continuam seu ataque às principais cidades ucranianas, a maior usina nuclear do país, Zaporizhzhia, foi atacada nesta sexta-feira (4). Um incêndio inicialmente provocou temores de um possível acidente, mas o fogo foi contido. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) também disse que os reatores da usina são seguros e nenhum material radioativo foi liberado.

Tropas da Rússia estão próximas da capital, Kiev. A tomada do controle da usina, a maior de energia nuclear da Europa, aconteceu após um incêndio que durou quatro horas num prédio de treinamento do lado de fora do complexo do reator principal. O Serviço de Emergência da Ucrânia conseguiu controlar o fogo às 6h20 no horário local (1h20 no horário de Brasília). Os níveis de radioatividade não foram alterados, segundo informação do órgão regulador ucraniano repassada à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou as forças russas de atacarem intencionalmente a usina nuclear e pediu aos líderes mundiais que detenham as forças russas “antes que isso se torne um desastre nuclear”.

Em 1986, a Ucrânia viveu o catastrófico acidente nuclear ocorrido na usina de Chernobyl.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias