Redação
Ao menos três pessoas morreram e oito ficaram feridas em Estocolmo nesta sexta-feira, 7, após um caminhão ser jogado contra os que caminhavam por Drottninggatan, uma movimentada rua de compras na capital sueca. A ação foi considerada um ato terrorista pelo primeiro-ministro do país.
LEIA TAMBÉM
"A Súecia foi atacada. Tudo indica que foi um ato terrorista", afirmou o premiê Stefan Lofven. Segundo a polícia local, ninguém foi preso até o momento.
A polícia afirmou que ainda não consegue determinar o número exato de mortos e feridos, e não localizou o motorista. "Não tivemos contato com a pessoa ou pessoas que dirigiam o caminhão", afirmou o chefe do departamento policial da Suécia, Dan Eliasson, em uma coletiva de imprensa.
Parte do centro de Estocolmo foi isolado e a área próxima ao local do incidente foi esvaziada, incluindo a principal estação de trem da cidade. A circulação de metrô foi paralisada. Policiais e serviços de emergência foram enviados às proximidades de Drottninggatan.
O caminhão usado no ataque era de uma companhia de cerveja, que reportou mais cedo que um de seus veículos havia sido roubado em um restaurante da cidade. Imagens mostram o caminhão batido em um prédio que abriga um conjunto de lojas de departamento e testemunhas contaram que muita fumaça saiu após a colisão.
Segundo a emissora sueca SVT, tiros foram disparados. A agência de notícias TT disse que diversos pedestres foram levados por ambulâncias após o atropelamento.
Jan Granroth contou ao jornal Aftonbladet que estava em uma loja de sapatos quando ouviu um barulho estranho. "Então as pessoas começaram a gritar. Olhei para fora da loja e vi um caminhão enorme", relatou.
LEIA MAIS