Ataques virtuais contra sistemas Linux aumentaram 35% em 2021

Publicado em 18/01/2022, às 10h46
-

Olhar Digital

Em 2021, os ataques virtuais começaram a tentar atingir mais dispositivos IoT que operam com o sistema Linux. Depois de entrarem, eles os utilizam principalmente em ataques DDoS, conseguindo derrubar até infraestruturas digitais tidas mais seguras e resistentes. As informações são segundo um relatório da firma de segurança Crowdstrike.

LEIA TAMBÉM

No total, ocorreu um crescimento de 35% nas ameaças virtuais contra sistemas Linux, isso ao comparar 2021 com 2020. Os ataques mais predominantes foram o XorDDoS, Mirai, e Mozi, que são utilizados para colocar dispositivos em botnets, totalizando 22% dos agentes maliciosos que conseguiram infectar o sistema.

Os tipos de dispositivos Linux que mais estão sendo alvo de criminosos são os relacionados com Internet das Coisas (IoT), vistos por agentes como um dos principais propagadores de ataques de negação de serviço (DDoS).

Além disso, esses dispositivos são invadidos para serem utilizados na mineração de criptomoedas, facilitando o envio de e-mails spam, funcionando como servidores de comando e também como controle de ameaças.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Novo recorde do Pix: 297,4 milhões de transações em um único dia Avanços da IA: como funcionam as buscas online do Google? Militares britânicos testam laser que derruba drones a 650 km/h com precisão; assista Pix lança devolução para casos de golpe, fraude ou coerção; entenda