Atividades físicas auxiliam em tratamento de dependentes químicos em Alagoas

Publicado em 30/06/2016, às 19h29

Redação

A paradisíaca praia de Carro Quebrado, situada no município de Barra de Santo Antônio, litoral Norte de Alagoas, foi o cenário usado para os exercícios físicos e terapêuticos da comunidade acolhedora Coração Misericordioso, credenciada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

LEIA TAMBÉM

Dezessete dependentes que estão acolhidos voluntariamente na comunidade foram submetidos à prática de atividade física aliada à psicologia. Primeiro, os acolhidos assistiram a um filme, cuja temática abordou a importância da força de vontade, da partilha e da persistência para alcançar sonhos e objetivos de vida.

O intuito da ação é promover a saúde física e mental, ajudando o dependente a entrar em contato com seu “eu”, a tomar consciência de suas capacidades e a exercitar o autocontrole, além de treinar a concentração, para ampará-los no direcionamento de um novo modo de vida.

O trabalho é executado de quinze em quinze dias, de forma voluntária, pela fisioterapeuta e educadora física Shirley Melo e seu esposo, o psicólogo Cézar Melo. De acordo com Shirley, a atividade foi elaborada seguindo a lógica do filme para potencializar o aprendizado.

“As atividades físicas foram preparadas de forma lúdica para despertar emoções e valores que impulsionem suas mentes para que não desistam de lutar. Eles se doaram aos trabalhos e o resultado foi excelente”, contou a fisioterapeuta.

Segundo o presidente da comunidade, Emerson França, a iniciativa é muito importante para o tratamento, porque ajuda o dependente suprir a falta da droga. “A atividade física gera prazer e bem-estar. Isso ajuda o acolhido a se manter sóbrio e com a mente voltada para o recomeço de um novo caminho. Agradecemos muito por termos profissionais tão competentes que se dedicam a recuperar vidas”, enfatiza o psicólogo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer