Atleta trans, Tifanny faz 39 pontos e quebra recorde na Superliga feminina de vôlei

Publicado em 31/01/2018, às 00h05

Redação

Tifanny Abreu fez sua melhor partida na Superliga feminina de vôlei nesta terça-feira ao marcar 39 pontos na derrota do Vôlei Bauru sobre o líder Dentil Praia Clube por 3 sets a 2, parciais de 20/25, 14/25, 25/17, 25/18 e 13/15. Ela teve um desempenho incrível justamente diante do melhor time do campeonato até agora, que está invicto.

LEIA TAMBÉM

O Dentil Praia Clube acumula 17 vitórias seguidas na Superliga e já sabia que poderia enfrentar Tifanny em grande fase no ginásio Panela de Pressão, em Bauru. Com o bom desempenho, a atleta chegou a 160 pontos na competição em 30 sets disputados. Mais do que isso, superou a marca de Tandara (37 pontos) como recordista de pontos na Superliga em uma única partida.

A jogadora chamou a atenção no vôlei mundial por ser a primeira atleta trans a disputar a Superliga. Ela foi contratada pelo clube assim que a FIVB (Federação Internacional de Voleibol) e a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) deram aval a partir de premissas criadas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).

A partir da presença de Tifanny, um grande debate se iniciou no esporte sobre a presença de atletas transexuais nascidos homens nos esportes para mulheres. A polêmica deve se estender mais um tempo, pois o COI pretende discutir o tema novamente após os Jogos Olímpico de Inverno, que serão disputados em fevereiro.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Brasileiros ficam fora do pódio na Copa do Mundo de skate street Brasil vence tchecas e vai à 2ª fase do Mundial Feminino de handebol Alagoas recebe a Copa AFIA pela segunda vez e movimenta o cenário esportivo em novembro Primeira Maratona Internacional de Maceió é lançada oficialmente