Audiência discute sobre exploração mineral em terras indígenas

Publicado em 09/09/2019, às 14h09
Laycer Tomaz -

Agência Câmara

As consequências da exploração mineral em terras indígenas será discutida nesta quarta-feira (11) na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.

LEIA TAMBÉM

A audiência foi proposta pelos deputados do PT Patrus Ananias (MG), Nilto Tatto (SP) e João Daniel (SE).

Eles afirmam que o governo trabalha para finalizar a proposta para autorizar a exploração mineral em terras indígenas e reclamam que o texto, que deve ser enviado ao Legislativo em agosto, não será discutido com representantes de comunidades indígenas.

As propostas para o setor estão sendo elaboradas por um grupo de trabalho formado por representantes do Ministério de Minas e Energia; da Casa Civil; do Ministério do Meio Ambiente; da Funai; e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os deputados lembram ainda que os direitos do povos indígenas estão resguardados na Constituição Federal (arts. 231 e 232) e em convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre povos indígenas, promulgada pelo Decreto 5.051/04.

Essa convenção prevê, por exemplo, que os povos interessados deverão ter o direito de escolher suas próprias prioridades no que diz respeito ao processo de desenvolvimento, na medida em que ele afete suas vidas, crenças e as terras que ocupam.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto com os deputados, entre outros:
- o subprocurador-geral da República Antônio Carlos Alpino Bigonha;
- o representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) Paulino Montejo;
- o secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Cleber César Buzatto; e
- o secretário de geologia e mineração Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado