Aulas presenciais no Rio de Janeiro são suspensas por decisão da Justiça

Publicado em 05/04/2021, às 07h47
Reprodução/CNN Brasil -

CNN Brasil

As aulas na cidade do Rio de Janeiro, que poderiam retornar a partir desta segunda-feira (5), estão suspensas por decisão liminar da Justiça. O juiz Roberto Câmara Lacé Brandão descreve na sentença que a precipitação “nesse contexto, enseja um aumento desarrazoado da elevação do risco de contágio, tanto no que tange alunos e seus familiares, como também no que diz respeito à classe dos professores e demais profissionais envolvidos na atividade de ensino”.

LEIA TAMBÉM

Mais de 400 escolas municipais reabririam nesta segunda-feira para atividades administrativas e voltariam a receber os alunos a partir de terça (6). Além da suspensão imediata, o magistrado determinou pena de multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

A decisão foi tomada na noite desse domingo (4), durante um plantão judiciário por força de uma Ação Popular, protocolada por vereadores e deputados estaduais das bancadas do PT e PSOL. Para fundamentar a ação, os parlamentares alegaram a capital do Rio de Janeiro vive o pior momento da pandemia e reforçaram que não houve "uma medida eficaz para a redução de riscos no que tange a exposição no transporte público, em especial quando a vacinação ainda não atingiu índices de imunização seguros".

Na decisão, o Juiz Roberto Lacé concordou com o agravamento de pandemia na cidade, lembrou da ocupação dos hospitais e da bandeira roxa (risco muito alto de contaminação) e afirmou que "a prudência e a ciência recomendam não só o uso de máscaras em local público, como também o distanciamento social, o que não se verifica, infelizmente, no dia a dia das pessoas expostas aos riscos do transporte público, que, não raras as vezes, opera com superlotação”, diz trecho da sentença.

Nas redes sociais, o vereador Chico Alencar (PSOL) comemorou a decisão da justiça em acatar o pedido. “Vitória da vida”, disse. Assinaram a ação, além de Alencar, os vereadores Tarcísio Motta (PSOL), Monica Benício (PSOL), Paulo Pinheiro (PSOL), Thais Ferreira (PSOL), Tainá de Paula (PT) e Reimont (PT); os deputados estaduais Flavio Serafini (PSOL), Eliomar Coelho (PSOL), Renata Souza (PSOL), Waldeck Carneiro (PT) e Enfermeira Rejane (PCdoB); além do deputado federal David Miranda (PSOL).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares Conteúdo pornográfico é exibido em TV de recepção de hospital