Austrália pode navegar perto de ilhas reivindicadas pela China

Publicado em 28/10/2015, às 10h30
-

Redação


Autoridades da defesa australiana avaliam a possibilidade de navegar perto de ilhas artificiais chinesas no Mar do Sul da China, caso o governo decida seguir os Estados Unidos e desafiar a reivindicação de Pequim pelo controle da área. "A Austrália tem avaliado as opções", disse uma autoridade militar australiana familiarizada com o plano.


A fonte falou após o navio USS Lassen, dos EUA, navegar na madrugada da terça-feira numa área reivindicada pela China. Os EUA consideram essas águas internacionais e há o temor de que o governo chinês busque reforçar seu controle sobre a rota marítima.


Outra fonte da defesa da Austrália confirmou os planos para uma possível operação naval ou de voos de uma patrulha marítima. A ministra da Defesa, Marise Payne, porém, descartou na terça-feira a possibilidade de a Austrália testar a China nesse caso.


Maior parceira comercial da Austrália, a China reivindica o controle de todo o Mar do Sul da China, por onde passa 60% do comércio australiano. Os EUA, o Vietnã e as Filipinas, por exemplo, contestam a reivindicação chinesa por toda a área marítima.



Fonte: EBC


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Ataque terrorista na Austrália: número de mortos sobe para 16 Quem é o homem que desarmou terrorista em praia de Sydney; vídeo Vi gente com cabeça explodida, diz brasileiro que testemunhou atentado em Sydney Atriz pornô famosa por seios de 10 quilos é encontrada morta na Tailândia