Autoescolas retomam atendimento de forma remota em Alagoas

Publicado em 02/07/2020, às 10h31
Folhapress -

Assessoria

Os Centros de Formação de Condutores, as autoescolas, podem iniciar o agendamento de turmas para as aulas teóricas de forma remota, em toda Alagoas, durante a pandemia do novo coronavírus, desde que o candidato manifeste interesse nesse novo formato. 

LEIA TAMBÉM

A autorização foi publicada nesta quarta-feira, 1º, pela Portaria nº 628, editada pelo órgão de trânsito do Estado. As aulas devem seguir o mesmo conteúdo programático, carga horária e a duração estabelecidas para as aulas presenciais. Os centros de formação estão realizando serviços administrativos como o atendimento para matriculas, com presteza, qualidade e segurança para formação do futuro condutor, respeitando os procedimentos necessários para evitar a disseminação da Covid-19.

Mesmo de forma remota, as exigências de segurança no ensino permanecem. Dentre alguns requisitos estão à validação biométrica facial do instrutor de trânsito e dos candidatos na abertura e no término da aula; monitorar a permanência na sala virtual; acompanhar o acesso e das ações de cada usuário no sistema para inibir fraudes, conforme a Deliberação nº 189 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com presidente do Sindicato dos Centros de Formações de Condutores de Alagoas (SindCFC/AL), João Batista, a liberação  das atividades do setor, de forma remota, irá socorrer muitos empresários que estão há 3 meses sem receita pela paralisação dos serviços.

“A aula virtual não é a mesma coisa que ensino em EAD. Na aula remota existe, em tempo real, as presenças do professor e dos alunos, em ambientes diferentes, obedecendo ao distanciamento social”, explicou o Presidente.

Para os candidatos a 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será necessário agendar atendimento presencial pelo site do órgão de trânsito.  O usuário só poderá comparecer ao local de atendimento somente no dia e horário agendados, evitando aglomerações.

Em relação à retomada das aulas práticas, o SindCFC Alagoas apresentou ao governo um protocolo sanitário a ser seguido pelo setor, com todos os cuidados exigidos pelas políticas de higienização.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas