Avião russo faz voo "rasante", pousa em Maceió e desperta curiosidade de moradores

Publicado em 31/10/2023, às 10h39
Reprodução / Redes sociais -

João Arthur Sampaio

Um fato incomum despertou a curiosidade dos maceioenses nessa segunda-feira (30). Um avião russo voou baixo e pousou no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, entre Maceió e Rio Largo. A aeronave estava com uma bandeira do Quirguistão.

LEIA TAMBÉM

O avião é do modelo Ilyushin Il-76, desenvolvido na década de 60, para integrar a força aérea soviética, e chegou à capital alagoana vindo do Aeroporto Murtala Mohammed em Lagos, na Nigéria.

Mesmo após a dissolução da União Soviética (URSS) em 1991, esses modelos ainda são operados em alguns países. Por conta da versatilidade, ainda são usados nas forças aéreas da Rússia e da China.

A aeronave saiu de Maceió por volta das 23h de ontem, com destino ao Aeroporto de Punta Arena, no Chile.

O voo baixo, o alto som das turbinas e o tamanho da aeronave chamou a atenção dos moradores da parte alta da capital, que gravaram o momento do pouso. As imagens viralizaram nas redes, por meio dos perfis @mczaviation e @aviacaonordestina.

Segundo informações divulgadas pelo perfil @mczaviation, o novo perfil de saída aponta que as aeronaves curvam a partir de dois mil pés, mais ou menos na região da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Benedito Bentes.

No entanto, de acordo com a publicação, o Il-76 só conseguiu atingir a altitude necessária nas imediações entre Riacho Doce e Ipioca, e seguiu “cruzando baixo”.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês