Avícolas são interditadas por crime ambiental em Maceió

Publicado em 16/04/2018, às 17h25

Redação

Em uma fiscalização realizada nesta segunda-feira (16), no bairro do Jacintinho, pela Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), duas avícolas foram autuadas e interditadas pela prática crime ambiental. A Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum), a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar também participaram da operação.

LEIA TAMBÉM

Seis estabelecimentos foram alvo da ação e dois foram flagrados sem autorização para o funcionamento e lançando resíduos poluentes na via pública. O crime inafiançável é previsto no artigo 54 da Lei Federal 9.605.

Os donos das avícolas foram levados para a Central de Flagrantes, na Gruta de Lourdes, para abertura de inquérito policial. De acordo com a Lei, eles poderão ser penalizados com reclusão de um a cinco anos. Além de responderem a processo administrativo na Sedet, órgão responsável pela fiscalização ambiental em Maceió.

Durante a fiscalização também foram apreendidos quase 200 quilos de produtos sem condições de comercialização, como vísceras de aves, frangos em estado de má conservação e carnes bovina sem origem sanitária.

Segundo o agente de fiscalização ambiental da Sedet, Júlio Dias, os pontos comerciais só serão reabertos após a regularização e adequações por parte de seus proprietários. “Nós iremos monitorar os estabelecimentos e só reabrirão após cumprirem todas as exigências legais”, informou o fiscal.

A operação começou nesta segunda-feira e não tem data para ser finalizada. O objetivo é fiscalizar todos os estabelecimentos que comercializam aves, carnes, peixes e produtos similares na Rua Cleto Campelo e adjacências. Durante a inspeção é verificado se os pontos comerciais estão regularizados e cumprindo a legislação ambiental.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Dupla é flagrada invadindo clínica médica na Ponta Verde e causa prejuízo de R$ 5 mil Prefeitura de Maceió abre inscrições para atuação de ambulantes no Réveillon 2026 Portuários fecham entrada do Porto de Maceió em greve por reajuste de salário Vídeo mostra momentos antes de acidente que vitimou nutricionista na Av. Menino Marcelo