Baiano com seis dedos pretende comemorar hexa da seleção com uma mão só: 'Fico ansioso'

Publicado em 20/11/2022, às 16h57
Raimundo Mascarenhas / Calila Notícias -

g1

Época de Copa do Mundo e um dos sinais que os brasileiros mais fazem para representar o tão sonhado hexacampeonato é o número seis, utilizando as duas mãos. Já o baiano Josevaldo de Almeida Thomé, de 45 anos, se diz privilegiado por conseguir fazer o gesto com apenas uma mão.

LEIA TAMBÉM

Polegar, indicador, dedo médio, anular, dedo mínimo e "aparecido". Por mais estranho que pareça, há um dedo a mais em cada mão de Josevaldo Thomé, morador de Conceição do Coité, a cerca de 200 km de Salvador.

Nos últimos anos, quando chega a época de Copa do Mundo de Futebol, o baiano ganha um apelido particular.

"Todos que me conhecem e sabem que tenho seis dedos em cada mão me chamam de hexa", disse ao g1.

Josevaldo trabalha como técnico de manutenção e equipamentos odontológicos e hospitalares. O futebol não é um esporte que ele acompanha durante todo o ano, mas, em época de Copa, ele garante que vira "fã de carteirinha" da seleção.

"Sempre que tem uma copa eu fico ansioso. A expectativa é de poder fazer o hexa usando uma mão só com o título conquistado", brincou.

Josevaldo Thomé conta que a mãe dele notou a anomalia congênita ao dar banho nele, na época em que o técnico de manutenção ainda era criança. Quando foi ao médico, o profissional fez exame raio-x e também achou estranho.

"São seis dedos em cada mão, perfeitos. Movimento bem eles, mas alguns são interligados", explicou o baiano.

O nome do sexto dedo, chamado de "aparecido", foi dado quando ele foi fazer o registro de um documento no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da região.

"Quando fui tirar a identidade, foi difícil, porque o rapaz começou a colocar os dedos para marcar as digitais, e, quando chegou ao sexto, ele tomou um susto. Aí chamou um coordenador e colocou o nome de 'aparecido' no sexto dedo, porque precisava fazer o registro de todos", relembra.

Em 2014, quando falou com o g1 pela primeira vez, Josevaldo informou que nunca tinha procurado saber o motivo da anomalia. A situação não mudou.

O baiano também segue como o único em casa que tem dois dedos a mais nas mãos. Entre 2014 e 2022, o neto dele nasceu, com cinco dedos perfeitos em cada mão.

Quando começou a namorar a atual esposa, Josevaldo Thomé diz que levou um tempo até ter coragem de mostrar os dedos. A amada só observou que o amado tinha dedos a mais seis meses depois do pedido de casamento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

'Difícil aceitar que perdi Raíssa por causa de uma fatia de pizza', diz namorado de mulher morta após comer em pizzaria Pizza de carne na nata pode ter causado infecção que matou mulher na PB Duas crianças morrem presas em grade tentando fugir de incêndio em Recife Homem invade prédio da ex e atira 20 vezes contra porta de apartamento