Baixo número de doadores alonga fila de pacientes que sofrem de doenças renais em Alagoas

Publicado em 27/01/2018, às 08h01

Redação

Dados da Secretaria Estadual de Saúde alertam para a dura realidade dos que sofrem com doenças renais: quase trezentas pessoas esperam por um transplante em Alagoas, e o número de procedimentos é baixíssimo.

LEIA TAMBÉM

Dos 19 transplantes realizados no ano passado, 16 foram resultados de doações de pessoas que tiveram morte cerebral, e somente três foram transplantes intervivos, quando o órgão vem de uma pessoa viva.

Os números são baixos, de acordo com a Central de Transplantes, principalmente por receio e falta de conhecimento. Muitas famílias ainda se recusam a doar os órgãos de pacientes que tiveram morte cerebral, e até mesmo o número de notificações destes casos é pequeno.

“Para aumentar o número de transplantes, precisamos aumentar o número de doadores. Precisa aumentar o número de notificações de morte encefálica e reduzir o número de recusa familiar”, explica Kelly Araújo, assistente social da Central de Transplantes. Segundo ela, campanhas educativas estão sendo realizadas, para conscientizar a sociedade.

“É uma coisa crônica do nosso Estado, multifatorial, por deficiência na nossa captação no nosso estado de manter o doador em morte encefálica com o coração batendo e também falta de incentivo financeiro”, explica o nefrologista Erick Barbosa, do Hospital Vida. “Tudo isso faz com que exista esse desestímulo em transplantar”, completa.

O médico lembra também que o medo dos doadores em relação aos transplantes deve ser desmistificado “Tudo é muito calculado e minimizado. A literatura mostra que existe um risco do doador em acontecer alguma intercorrência em menos de 1%. Entretanto, esse indivíduo que doou ou doará o rim tem uma melhor saúde do que a população geral, porque, até chegar a ser retirado o rim, o paciente foi estudado, e viu-se que ele não tem nenhuma patologia, não corre risco de nada surgir naquele período”, explica o nefrologista.

Saiba mais na matéria do Pajuçara Noite:

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde afasta dez servidores após operação da Polícia Federal Homem morre carbonizado em incêndio na casa da ex em Alagoas Governador Paulo Dantas nomeia secretário interino da Saúde MPAL, MPF e DPE cobram da Sesau medidas para saúde da população negra