Baleia-jubarte encalha morta com mordida de tubarão na praia do Pontal do Peba

Publicado em 13/08/2025, às 13h06
Baleia-jubarte encalha morta com mordida de tubarão na praia do Pontal do Peba - Divulgação / Biota

TNH1 com Biota

A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Sergipe-Alagoas (PMP-SEAL) registrou, nessa terça-feira, 12, o primeiro encalhe de baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) desta temporada, na Praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu, Litoral Sul de Alagoas. O animal, um macho juvenil de cerca de seis metros de comprimento, já estava morto e em avançado estado de decomposição.

LEIA TAMBÉM

Devido à maré alta, não foi possível realizar a remoção do animal marinho no dia do registro. A operação de retirada foi executada nesta quarta-feira, 13, quando na maré baixa, permitindo o acesso da equipe ao local.

Durante a avaliação veterinária, foram observados desprendimento de pele e marcas de mordida de tubarão. No Brasil, entre os meses de julho e novembro, é comum a presença de baleias-jubarte na costa, período em que a espécie se desloca para regiões mais quentes para acasalar e ter seus filhotes.

Divulgação / Biota
Divulgação / Biota
Divulgação / Biota
Divulgação / Biota
Divulgação / Biota

 

O PMP-SEAL é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural. O projeto atua entre os municípios de Conde (BA) e Piaçabuçu (AL), dividido em três áreas de operação. Em Alagoas, a execução é feita pelo Instituto Biota; em Sergipe, pelo Instituto Mamíferos Aquáticos e Projeto Tamar; e na Bahia, pelo Instituto Mamíferos Aquáticos e Projeto Tamar. A responsabilidade técnica é da Mineral Engenharia e Meio Ambiente.

Colaboraram com a ação, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Prefeitura de Piaçabuçu.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos, debilitados ou mortos, o contato pode ser realizado pelo telefone 0800 079 3434.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática Maceió tem 11 trechos de praia impróprios para banho, aponta relatório do IMA