Baleia não consegue oficializar apoio; Maia tenta manobra para manter bloco

Publicado em 01/02/2021, às 15h51
Agência Câmara -

Uol

Com o prazo esgotado para protocolo dos blocos na eleição do Congresso Nacional, o candidato à presidência da Câmara dos Deputados Baleia Rossi (MDB-SP) não conseguiu oficializar o grupo, faltando poucas horas para a votação, que vai ocorrer hoje, às 19h (de Brasília).

LEIA TAMBÉM

Agora, o parlamentar espera uma manobra do atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para ainda tentar se lançar com o bloco. Senão, ele precisará sair como candidato independente, sem participar da divisão dos cargos da mesa.

O cadastro deveria ser feito até as 12h na secretaria-geral da mesa da Câmara, de forma virtual. Os partidos que apoiam Baleia alegam que entregaram suas assinaturas a tempo, mas o registro não foi finalizado até as 13h por um problema eletrônico. 

Para tentar resolver o problema, Maia, que é padrinho da candidatura de Baleia, foi até a secretaria tentar resolver o impasse pessoalmente, mas ficou apenas cinco minutos no local. Questionado se o emedebista ficaria sem bloco, ele disse apenas que "não".

Agora, o atual presidente da Casa busca uma alternativa para oficializar o bloco do partido faltando apenas sete horas para início da votação.

O principal oponente de Baleia é Arthur Lira (PP-AL), apadrinhado pelo Palácio do Planalto. O grupo conseguiu fazer o protocolo durante a semana, tendo a participação fechada na eleição.

Para Lira, a falta do protocolo do bloco de Baleia foi um "erro humano", e não eletrônico, como alegado pelo candidato e por e Maia.
 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC