Baleia Rossi defende volta do auxílio emergencial ou aumento do Bolsa Família

Publicado em 06/01/2021, às 17h16
-

Valor Econômico

O deputado Baleia Rossi (MDB-SP) defendeu nesta quarta-feira, no discurso de lançamento de sua candidatura a presidente da Câmara, a expansão do Bolsa Família ou a retomada do auxílio emergencial para socorrer a população mais vulnerável, uma vez que a pandemia de covid-19 não acabou.

LEIA TAMBÉM

Ele disse que, no ano passado, havia a expectativa de virar o ano sem pandemia ou com a situação controlada, mas isso não ocorreu. Há milhões de brasileiros que deixarão de receber o auxílio e voltarão a ter grandes dificuldades para colocar o alimento na mesa, afirmou. "Ou aumenta o Bolsa Família, ou buscamos novo auxílio para os mais vulneráveis."

Em seu discurso, ele lembrou que o governo federal inicialmente propôs o valor de R$ 200, e coube ao Congresso elevar o subsídio para R$ 600. O pagamento do auxílio foi encerrado em dezembro do ano passado.

O candidato também conclamou a união dos deputados para cobrar do governo uma "vacina universal, gratuita e para todos".

Com o "slogan" "Câmara livre, democracia viva", Baleia, que polariza a disputa com o líder do PP, Arthur Lira (AL), exaltou a independência da Casa. "Câmara não pode ser submissa, se for submissa, ela não fiscaliza [o Executivo]", disse.

Lira, a quem Baleia tenta se contrapor, tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro. O emedebista, por sua vez, é o candidato do grupo liderado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e conta com apoio de 11 partidos. A eleição para a Mesa Diretora da Câmara será em fevereiro.

Baleia também disse que a Câmara representa a sociedade, que quer "mais união, compaixão, respeito, igualdade". "Contem comigo para uma Câmara livre e uma democracia viva", concluiu.

No discurso, ele ainda falou sobre a proposta de reforma tributária. Ao lado do relator da matéria, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), disse que ela "está pronta para votação", e que a Casa tem de votar projetos voltados à retomada da economia.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC