Balneabilidade: laboratório do IMA analisa pontos de praias e lagunas de AL; veja relatórios

Publicado em 16/09/2025, às 13h34
- Ascom IMA

Ascom IMA

Você tem o costume de conferir a balneabilidade das águas antes de ir à praia? Ela indica a qualidade para atividades como a natação, e ajuda a garantir a saúde pública e segurança dos banhistas indicando quando o ambiente está ou não próprio para banho. Esse é um dos serviços realizados pelo Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), que é responsável por fazer as análises de 76 pontos nos litorais norte, sul e em Maceió, tanto em praias como em lagunas do nosso estado.

LEIA TAMBÉM

Além da balneabilidade, o laboratório do IMA também realiza análises de potabilidade das águas superficiais e subterrâneas. Elas são divididas de duas formas, e, apesar de analisarem parâmetros individuais e atuarem de maneira independente, são complementares. O de microbiologia investiga contaminação por coliformes fecais nas águas, enquanto que o de físico-química observa aspectos mais visuais, como a transparência e a turbidez.

“Além das análises que já fazemos com regularidade por conta da balneabilidade das praias e lagunas e da potabilidade, também realizamos serviços externos via solicitação, que podem ser feitas através do site do IMA e são direcionadas para o nosso laboratório”, explicou o biólogo e gerente do laboratório, Paulo Lira.

Alguns exemplos são as análises de poços ou de empreendimentos de carcinicultura e piscicultura. Mas o laboratório do IMA também atua para garantir o bem-estar da população em casos de denúncia e para auxiliar o trabalho da Gerência de Monitoramento e Fiscalização do próprio órgão.

Qualquer pessoa pode solicitar uma análise através do Portal IMA+, ou realizar uma denúncia no aplicativo IMA Denuncie. Todas as queixas são anônimas, e só é preciso indicar o tipo de ocorrência, a localização e anexar imagens para que uma equipe seja direcionada para atender a solicitação.

“Os serviços do laboratório servem para garantir para a sociedade que essa água que está sendo consumida, ou os cursos de rio, lagunas e o mar, estejam adequados para que a população consiga aproveitar de maneira satisfatória. Além disso, também ajuda a embasar os processos que são necessários para a nossa fiscalização. Se você tiver qualquer tipo de denúncia, pode fazer através do site ou aplicativo IMA Denuncie, que essas análises serão feitas no nosso laboratório para beneficiar toda a sociedade alagoana”, finalizou Paulo Lira.

Confira a balneabilidade

É possível conferir os relatórios de balneabilidade das praias e lagunas no site do IMA e também no aplicativo Nossa Praia.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática