Banhista encontra criatura bizarra e bastante rara em praia na Escócia: 'Habitam águas profundas'

Publicado em 10/12/2025, às 15h57
- Foto: Reprodução

Extra Online

Ler resumo da notícia

Um banhista que visitava a praia de Collieston, em Aberdeenshire (Escócia), em 30 de novembro, deparou-se na areia com uma criatura que o deixou perplexo.

Perplexos também ficaram os cientistas com a descoberta.

"Era algo que nunca tínhamos visto", disse Catriona Reid, gerente da Reserva Natural Nacional de Forvie, à BBC.

O banhista havia alertado funcionários da reserva, onde a espécie foi achada, sobre a "aberração marinha", com ventosas enormes "muito grandes para o polvo-enrolado comum". Biólogos se dirigiram ao local e se depararam com uma espécie bizarra e ultrarrara.

Após enviar fotos da criatura misteriosa para diversas instituições, incluindo o departamento de zoologia da Universidade de Aberdeen, a equipe conseguiu identificá-la como um polvo-de-sete-braços.

 

Também conhecido como polvo-bolha ou septópode, o molusco é um dos maiores polvos do planeta, capaz de atingir cerca de 3,35 metros de comprimento, segundo o site "Livescience".

Eles habitam águas profundas, abaixo de 500 metros da superfície, e são tão raros que apenas quatro foram vistos vivos nos últimos 40 anos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Paraquedista fica preso à asa de avião durante salto na Austrália Venezuela chama de pirataria e roubo a apreensão de petroleiro por EUA Talibã prende grupo que se fantasiou de gângsters da série 'Peaky Blinders' Bomba de 125 kg da 2ª Guerra força evacuação de brasileiro em cidade alemã