Banho de mar após a chuva? IMA recomenda atenção à balneabilidade

Publicado em 23/05/2025, às 15h55
- Ascom IMA

Agência Alagoas

Com a intensificação das chuvas em Alagoas, o Instituto do Meio Ambiente (IMA/ AL) chama a atenção da população para os cuidados com o banho de mar e em lagunas. A água da chuva pode carregar resíduos urbanos, como lixo, esgoto e outros poluentes, que comprometem temporariamente a qualidade das águas, principalmente em áreas próximas a rios e canais.

LEIA TAMBÉM

Na análise mais recente, realizada nos dias 19 e 20 deste mês, o IMA monitorou 76 pontos no estado, dos quais 23 foram considerados impróprios para banho — 18 em praias e 5 em lagunas. Em Maceió, a situação foi mais crítica: dos 20 pontos avaliados, 13 estavam inadequados, representando 65% das praias da capital.

Divulgação / IMA

 

O biólogo Paulo Lira, gerente do Laboratório do IMA, explica que o escoamento provocado pela chuva leva resíduos das ruas diretamente para os corpos d’água, impactando a balneabilidade.  

"É comum que, após chuvas intensas, haja aumento nos níveis de contaminantes, especialmente de origem fecal, elevando o risco de doenças. Diante disso, a orientação é que banhistas evitem o contato com a água do mar ou lagunas no dia seguinte à ocorrência de chuvas. A medida é preventiva e visa preservar a saúde da população, principalmente em pontos onde há histórico de contaminação por efluentes urbanos ", disse.

Como parte do compromisso com o monitoramento ambiental e a segurança da população, o IMA/ AL disponibiliza semanalmente os resultados das análises de balneabilidade em seu site e também por meio do aplicativo Nossa Praia.

Ascom IMA

 

A plataforma permite que qualquer pessoa acompanhe, em tempo real, a situação das praias e lagunas em todo o Estado, facilitando o planejamento seguro de momentos de lazer.

O órgão ambiental reforça a importância de seguir as orientações técnicas e consultar os dados disponíveis antes de se expor à água. A análise da balneabilidade é uma ferramenta de saúde pública que ajuda a garantir o uso consciente e seguro dos recursos naturais, especialmente em períodos de chuvas frequentes.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática Maceió tem 11 trechos de praia impróprios para banho, aponta relatório do IMA