Barcelona retira estátua de empresário que traficava escravos no século 19

Publicado em 04/03/2018, às 23h03
-

Redação

Segundo publicação deste domingo (4) do jornal El País, a cidade de Barcelona retirou da praça Antonio López estátua homônima, que homenageava o empresário que comercializava e traficava escravos no século 19.

LEIA TAMBÉM

O monumento ao marquês de Comillas (nome de cidade e vila no norte da Espanha) foi retirado por um guindaste da prefeitura. 

A ação do Conselho Municipal de Barcelona encerrou um pedido histórico de organizações e movimentos civis que pediam a retirada da estátua do empresário que fez fortuna com o tráfico negreiro.

"A remoção da estátua é uma reivindicação de muitas entidades e é uma maneira de reconhecer muitos grupos nesta cidade lutando contra o racismo e a xenofobia", disse o primeiro vice-prefeito, Gerardo Pisarello. "Uma cidade moderna e europeia que quer ser reconhecida como uma cidade de refúgio não pode honrar uma pessoa com as características de Antonio López".

A estátua será transferida para o Centro de Coleções do Museu de História de Barcelona (MUHBA), onde será guardado com o resto do patrimônio da cidade. 

A prefeita de Comillas, Maria Teresa Noceda, escreveu uma carta a Ada Colau, prefeita de Barcelona, para dizer que considera o gesto "sem sentido".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto