Barragem em Santa Bárbara entra em nível de alerta

Publicado em 08/10/2022, às 15h48
Reprodução / Google Earth -

g1

A Barragem Córrego do Sítio (CDS) II, da AngloGold Ashanti, em Santa Bárbara, na Região Central de Minas Gerais, entrou em nível de alerta 1. De acordo com a mineradora, a medida é preventiva e foi tomada depois que técnicos identificaram uma trinca, durante uma inspeção de rotina, na última quinta-feira (6).

LEIA TAMBÉM

Nesta sexta-feira (7), a Agência Nacional de Mineração (ANM) realizou uma vistoria na mina, onde foi constatada a trinca no maciço, classificada com pontuação 10. O órgão informou que os diagnósticos para o caso ainda estão sendo feitos e que está monitorando a situação.

Segundo a mineradora, a decisão segue o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e, neste nível, "não é necessário o acionamento de sirenes ou a evacuação da zona de autossalvamento, pois não há risco iminente de rompimento".

"A mudança para nível 1 é preventiva e seguirá até a apresentação dos estudos e análises da auditoria externa especializada, confirmando a segurança e estabilidade da barragem, à ANM", disse a mineradora, em nota.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Criador de vídeo viral de Vini Jr. e Haaland em 'As Branquelas' explica sucesso Quem era Karol Belchior, influenciadora assassinada a facadas no Ceará Influenciadora com meio milhão de seguidores é assassinada a facadas no Ceará; ex é preso Câmara aprova proposta que regulamenta profissão de coletor de lixo