BBB 19: Tereza faz declaração polêmica sobre racismo inverso

Publicado em 18/01/2019, às 12h16
-

Camilla Bibiano*

Durante confinamento no BBB 19 na noite desta quinta-feira, 17,  duas participantes contaram sobre episódios de racismo que sofreram ao longo da vida. Rízia e Gabriela estavam em conversa com outros brothers quando a psicanalista Tereza falou sobre o preconceito que também havia sofrido "vocês não sabem como mulheres loiras de olho claro passam racismo", declarou. 

LEIA TAMBÉM

A polêmica logo se espalhou e outros participantes tentaram explicar para a Tereza que não existe racismo inverso. Isso não é racismo. Racismo é um sistema de opressão. Existiria racismo inverso se existisse navios 'branqueiros', que escravizassem as pessoas brancas por mais de 300 anos", disse Gabriela. Rízia ainda completou dizendo: "Você é branca, não vai acontecer como rola comigo, entrar em uma loja de rica e ser seguida por um segurança".

A participante voltou atrás e falou que não se tratava exatamente de racismo mas continuou afirmando que pessoas brancas sofrem preconceito.

Outra participante, Isabella, concordou dizendo que já se chateou por ser vista como o estereótipo da loira interesseira. "Ai gente, tantas vezes que eu ouço as pessoas dizerem que eu não vou querer sair com fulano se ele não tiver um carrão, e já acham que a gente é interesseira, ou prostituta", disse a loira.

*Estagiária sob supervisão da editoria 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Professor da Uneal conquista o 1º lugar no Prêmio Renildo José dos Santos Chega ao Brasil aplicativo onde prefeito de Nova York conheceu esposa Estudo aponta que um terço das mulheres evita fazer sexo por uma dessas 4 razões Comissão aprova acompanhante para pessoa autista ou com Down em exame de direção veicular